MBL prestes a tornar-se mais um partido político no Brasil

O Missão, partido político idealizado pelo Movimento Brasil Livre (MBL) alcançou um marco mais de 547 mil assinaturas.

Conforme dados do Sistema de Apoiamento a Partido em Formação (SAPF) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o MISSÃO, superou o número mínimo de assinaturas para cumprir os requisitos legais, habilitando o MBL a formalizar seu pedido de registro junto à Justiça Eleitoral. A aprovação de seu estatuto e o registro junto ao TSE,

O grupo planeja adotar o número 14 e lançar candidaturas próprias para os cargos executivos e legislativos nas eleições de 2026, buscando consolidar uma bancada própria, já que muitos de seus membros atualmente ocupam cargos em outras legendas.

Criado em 2014 sob o lema de renovação política e em apoio à Operação Lava Jato, o MBL estima contar com 8 mil militantes ativos pelo país, o movimento segue em frente com seu objetivo de formalização partidária. O processo de registro passará pela análise dos TREs e do TSE, e, se não houver impugnações, a aprovação permitirá ao novo partido participar de eleições e acessar recursos públicos.

Atualmente o Brasil conta com 29 partidos políticos. O MDB e o PDT são os mais antigos, estando atuantes desde 1981. Já o PRD é o mais novo entre eles, criado em 2023. Dentre os 29, estão alguns com pouquíssima representatividade e pouco conhecidos, principalmente do eleitorado erechinense, entre os quais estão: AGIR, DC, UP, PMB e MOBILIZA.

Você pode gostar também

  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS