Marcelino Ramos tem dois casos suspeitos de coronavírus internados em hospitais

O município de Marcelino Ramos enviou ao Laboratório Central em Porto Alegre na manhã deste sábado amostras coletadas de dois pacientes que estão sendo monitorados, suspeitos de terem contraído o Coronavírus. Os exames deverão ficar prontos na terça ou quarta-feira. São duas mulheres. Uma de 40 anos e outra na faixa etária de 70 anos, esta última com algumas comorbidades. A informação foi confirmada ao Portal de Marcelino na manhã deste sábado pelo Secretário de Saúde, Jandir Cassol, que está acompanhando de perto toda situação. Segundo ele trata-se de uma pessoa do interior e outra da cidade que estão internadas em hospitais. A pessoa de 40 anos apresentou sintomas compatíveis para a doença, realizou alguns exames, mas não necessitou de ventilação mecânica. Ela está em ala de isolamento recebendo os cuidados e tratamentos, conforme protocolos médicos.

A outra paciente do interior fez o teste rápido, deu negativo para Covid, mas mesmo assim o secretário explicou que foi coletado material para contraprova no LACEN. O secretário não soube informar se ela já havia recebido alta neste início de manhã.

O Secretário de Saúde Jandir Cassol disse também na entrevista que todos os familiares das duas pessoas suspeitas estão em quarentena sendo monitoradas.

Testes rápidos
O município adquiriu 50 testes rápidos mas eles ainda não chegaram, pois dependem de uma liberação por parte da ANVISA. Não há previsão de quando este material deverá chegar a Marcelino Ramos. Na Secretaria de Saúde existem 20 testes que foram destinados ao município e que são para os profissionais da saúde e do setor de segurança pública.   Na rede particular, em Erechim, os exames para Covid estão sendo realizados mas custam mais de R$ 200,00. Pelo SUS, ele não é oferecido.

A Secretaria de Saúde pede para que as pessoas sigam adotando as medidas de proteção para achatar o pico da doença, para que a rede pública consiga atender os pacientes, caso haja necessidade. Os casos estão surgindo na região e tendem a se intensificar nos próximos dias. A incidência em Concórdia, Erechim e Passo Fundo, municípios próximos, é alta, vem crescendo, por isso os cuidados devem ser redobrados. O município emitiu uma portaria, publicado no site da prefeitura, com várias normas e regras que devem ser seguidas pelo comércio, e que neste momento é extremamente importante ser seguida.

Fonte: Portal de Marcelino Ramos 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS