Marca histórica: Erechim completa mais de três meses sem homicídios

A comunidade e as forças de segurança de Erechim comemoram uma marca histórica: o município ultrapassou o período de três meses sem homicídios e a redução de grande parte dos indicadores criminais.  o último homicídio registrado na cidade foi no dia 29 de dezembro de 2021 no bairro São Vicente de Paulo. Para falar sobre o assunto o Estúdio Boa Vista recebeu o Comandante do 13 BPM, Major André Konigonis  na manhã desta terça-feira, 05.

Major Konigonis iniciou falando da integração entre as policias e afirmou que a Polícia Civil e a Brigada Militar discutem estratégias conjuntas e que isso também contribui para a redução da criminalidade.

O comandante do 13 BPM ressaltou a importância do Projeto Sentinela na prevenção dos delitos. “Conseguimos enxergar toda cidade e tomar iniciativas antes que as coisas aconteçam”, disse Konigonis. O major falou também sobre o uso da tecnologia no combate ao crime e afirmou que a instituição consegue mapear as áreas da cidade com maior incidência de delitos, conseguindo desta forma, direcionar maior efetivo aos pontos mais críticos.

Apreensão de armas

Para Koningonis a redução nos crimes graves tem relação direta com o elevado número de armas retiradas das mãos dos criminosos. “No ano passado houve um aumento significativo de armas que foram apreendidas. Foram mais  130 armas de fogo ilegais que foram tiradas de marginais. Armas sem procedência que eram objeto de furto e roubo e que estavam sendo utilizados para o cometimento de crimes e  isso também está refletindo neste ano, pois eles não tem as ferramentas necessárias para efetivar o seus delitos”.

Furto e roubo de veículos

Sobre o furto de veículos, o comandante afirmou que os índices estão em níveis aceitáveis. “O que a gente percebe é que os veículos que estão sendo levados são veículos com algum tempo de uso que na época em que foram fabricados não tinham as tecnologias que os veículos têm hoje, como uma chave codificada, um sistema de alarme o que torna ação do delinquente mais fácil”.

Arrombamento a residência

Segundo André Konigonis  são registrados em média 09 arrombamentos por mês em Erechim e o policiamento tem trabalhado na identificação dos receptadores para tentar diminuir esta prática.

Para finalizar, o comandante do 13BPM parabenizou a todos os policias que estão na linha de frente no combate ao crime e enalteceu o trabalho e a dedicação de cada um para que os índices positivos fossem alcançados.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS