Mais de mil crianças participaram da Parada da Alimentação de Getúlio Vargas

Mais de mil crianças das escolas municipais, estaduais e particular participaram nesta terça-feira, 16, da Parada da Alimentação de Getúlio Vargas, realizada durante todo o dia no Calçadão e também no Ginásio Municipal. A data foi escolhida porque neste dia se celebra o Dia Mundial da Alimentação Saudável. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, através do Setor de Alimentação Escolar, e Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, através do Programa Saúde na Escola. O objetivo era chamar a atenção da população para a importância e necessidade de as pessoas adotarem uma alimentação saudável no seu dia a dia, tanto para evitar a obesidade como para prevenir doenças, assim como praticar exercícios físicos.

O evento iniciou às 8h30min com a recepção aos estudantes e visita à exposição dos trabalhos realizados pelos alunos das escolas municipais sobre o tema alimentação. Às 9h30min, teve apresentação da peça teatral “Sinais de Vida”, encenado pelo Grupo Aldeia Teatral, de Machadinho, que abordou vários conflitos como bullying, imprudência e desrespeito de uma forma poética, cômica e musicalizada. A proposta do teatro foi conscientizar sobre uma boa alimentação. A encenação foi repetida no turno da tarde.

A Parada da Alimentação de Getúlio Vargas também contou com a participação de grupos de idosos que participaram de uma atividade assistida, desenvolvida com os acadêmicos e professores de Educação Física da Faculdade Ideau.

No Ginásio Municipal as atividades recreativas foram realizadas com as crianças da pré-escola. Além de brincadeiras, pinturinha de rosto, atividades coordenadas e dirigidas, elas fizeram um lanche com um bolinho integral, que também foi distribuído para as crianças que passaram pelo Calçadão.

Também, durante todo o evento, uma equipe multiprofissional da Secretaria Municipal de Saúde atendeu ao público verificando pressão arterial e fazendo o cálculo do IMC. Também orientaram a população e distribuíram dicas para prevenir doenças. Ainda houve uma Mateada, com disponibilização de água quente e erva-mate da Comate, comercialização de produtos da Agricultura Familiar e das Agroindústrias do município e foi realizado cadastramento de consumidores no Programa Nota Fiscal Gaúcha.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS