Mais de 150 propriedades receberam auxílio para fazer silagem em Gaurama

Atividade foi antecipada devido à falta de chuvas na região

A atividade leiteira é muito importante para a economia de Gaurama. A produção é de aproximadamente 35 mil litros por dia e distribuída a laticínios da região.

Para garantir a qualidade e quantidade produtiva, a alimentação dos animais é fundamental. Neste caso, quando há estiagens, a silagem é uma importante fonte de nutrição.

Uma planta que é bastante recomentada para a silagem é o milho que, além de suas características nutricionais, apresenta uma boa aceitação pelos animais.

Este ano, porém, como as chuvas em Gaurama não foram uniformes e nem constantes, o processo de amadurecimento do milho foi acelerado, exigindo dos agricultores a colheita e a prática da silagem antecipadas.

O Governo Municipal de Gaurama reconhece a importância da atividade e busca desenvolver ferramentas que possam contribuir com os produtores. Um exemplo disso, é o auxílio na hora da silagem onde o pequeno produtor ganha 2h/máquina em sua propriedade.

O município conta com tratores, retroescavadeira e máquinas modernas, com carretões basculante, que estão à disposição e foram usados por mais de 150 propriedades.

A atividade da silagem está em sua reta final, porém, o produtor leiteiro que desejar os serviços, deverá entrar em contato diretamente com a Secretaria de Agricultura do município, que fará o agendamento e poderá oferecer todas as informações necessárias.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS