Maio Vermelho e a prevenção contra o Câncer de Boca é tema de palestra

Nessa sexta feira, 24, no Auditório da URI- Campus de Erechim, foi realizada uma palestra sobre “Patologia Bucal – Lesões Bucais”, ministrada pela Dra. Gabriela Caovilla Felin, cirurgiã dentista Especialista em Bucomaxilofacial, da cidade de Passo Fundo.

O evento alusivo ao Maio Vermelho, mês da prevenção contra o Câncer de Boca, faz parte da programação organizada pela Associação Brasileira de Odontologia – Regional Alto Uruguai, Secretaria de Saúde, Setor de Odontologia, 11ª Coordenadoria Regional de Saúde, Curso de Odontologia, da URI, Uniodonto e Conselho Regional de Odontologia, do Rio Grande do Sul.

A cirurgiã bucomaxilofacial fez considerações sobre a incidência da doença que, segundo dados do INCA – Instituto Nacional do Câncer, está na quinta posição entre os homens. Abordou sobre os fatores de risco, como o tabagismo, etilismo, pacientes de pele clara e exposição ao sol sem proteção, e da importância dos cirurgiões dentistas estarem atentos às pequenas lesões que podem, com o tempo, se tornar malignas. Também ressaltou a importância do diagnóstico precoce e as formas de tratamento.

A iniciativa teve como público alvo os acadêmicos e professores do Curso de Odontologia, cirurgiões dentistas da rede pública de saúde da Região 16 – Alto Uruguai Gaúcho. Os representantes das entidades parceiras também se manifestaram sobre a relevância da prevenção, especialmente com relação as lesões da cavidade oral, alvo da palestra e do mês preventivo.

Jackson Arpini, Vice-Presidente da ABO/RS chamou a atenção para a importância do exame preventivo, e que o mês de maio faz um chamamento especial para a causa, mas o olhar do cirurgião dentista para as lesões da cavidade oral deve estar atento em todos os exames clínicos, no intuito da realização do diagnóstico precoce. “Quando mais cedo for realizado o diagnóstico, maiores serão as chances de cura”, pontuou o representante da entidade.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS