Lixo? Eis a questão! É Tema da Mostra Científica, Cultural e Tecnológica do Colégio Franciscano São Jos

O conceito Lixo Zero, implantado no início de 2019, tem como desafio permanecer como cultura de vida

Aconteceu nesta quinta-feira (28), e sexta-feira (29), a Mostra Científica, Cultural e Tecnológica do Colégio Franciscano São José de Erechim. A apresentação dos trinta trabalhos apresentados é resultado de pesquisas, envolvimento, criatividade e experimentações de estudantes do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental, professores e equipe gestora do Colégio. Com o título: “Lixo? Eis a questão!” a mostra é resultado também da implantação do Projeto Lixo Zero coordenado com a Instrutora e Consultora do Lixo Zero Brasil, Júlia Vanin de Morais, que também é Engenheira Ambiental. Para estudante Raíssa Martinelli Bulau, do 8º Ano, a visão sobre descarte já mudou a partir das atividades realizadas. “Foi muito diferente até porque aprendemos o que é o lixo, pra mim tudo era lixo. Qualquer coisa que a gente não usava era lixo. Minha visão mudou muito e agora eu comecei a repensar” – conta.

O Colégio Franciscano São José busca assim, introduzir conteúdos básicos relacionados a sustentabilidade no encaminhamento dos resíduos sólidos, e contribuir na formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis, que podem se tornar atores de mudanças em suas casas e comunidades. Segundo a Diretora da escola, Irmã Silvana Arboit, o projeto deve impactar a vida dos estudantes e suas famílias não só na escola. “O projeto da Mostra é um lindo trabalho realizado com muito estudo, pesquisa e envolvimento dos estudantes, o qual não culminará no dia 29 de novembro, mas deverá perdurar para toda a vida. O tema é desafiador, e para praticarmos a redução da geração de resíduos, a reutilização e criarmos a cultura do cuidado, as ações precisam passar pela razão, sim, mas muito mais pelo coração, pela sensibilização e por novos hábitos” – destaca.

O grupo do estudante Marco Anthonyo Bazzan Fuzinatto, do 9º Ano, desenvolveu um aplicativo “Panfleto Lixo Zero”. Agora, o adolescente reflete sobre todo o tema abordado. “Para mudar o futuro tem que mudar não só apenas um ato mas você tem que mudar toda a cultura da sociedade pra poder haver uma real mudança”. Já a estudante Raíssa conta que o projeto já fez com que ela mudasse de hábitos. “Devemos pensar muito mais nas nossas escolhas, por exemplo, comprar um copo de vidro é mais sustentável do que comprar copos plásticos descartáveis. Mudei minhas ações na minha casa, no Colégio e com meus amigos” explica.

Agradecemos a presença de todos os estudantes, professores, equipe organizadora, famílias, autoridades e convidados que auxiliaram e contribuíram, de alguma forma, para que esta Mostra pudesse acontecer. A intenção é dar continuidade nos próximos anos com outras temáticas, pois acreditamos, ser este, um projeto de empreendedorismo juvenil.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS