O ônibus Linha Turismo Erechim, do Centro de Apoio ao Turista (CAT), realiza o primeiro roteiro no dia 18 de janeiro, dentro das atividades da Festa di Bacco. O transporte ocorrerá de forma gratuita aos turistas, visitantes e comunidade em geral, será cobrado apenas o valor do jantar.
Inicialmente, três rotas turísticas serão disponibilizadas e tem relação direta com a Festa di Bacco e a produção de uva: Vale dos Parreirais – Morro do Vicini, Rota das Cantinas e dos Parreirais e a Rota das Agroindústrias. Em cada um dos passeios, o turista conhecerá agroindústrias locais, sendo que a última propriedade visitada será uma cantina para confraternizar em um café colonial, ao custo de R$ 40,00 por visitante.
O objetivo é incentivar a abertura de novos atrativos, bem como o de manter a permanência dos produtores na área rural de Erechim, tendo o turismo rural como alternativa de renda. A ideia é que novos passeios sejam integrados às rotas turísticas durante o ano e que estes três permaneçam, porém sem a oferta do café colonial, não gerando custo ao participante.
O diretor de Cultura e Turismo, Gleisson Assis, explica que todos os deslocamentos serão guiados e os passeios saem com a participação mínima de 20 pessoas. Para conhecer o destino da semana e agendar a participação, a pessoa interessada deve entrar em contato pelos telefones 3522 3113 e 3522 3822. A saída para os passeios ocorre sempre do Centro de Apoio ao Turista, localizado na Av. Pedro Pinto de Souza, 100, junto ao Arquivo Municipal e Diretoria de Cultura e Turismo.
O ônibus do CAT foi apresentado à comunidade no dia 21 de dezembro e não representou custos ao município, já que foi cedido em parceria pela Secretaria Municipal de Cidadania, que tem como gestora Linir Zanella. No acordo, o Linha Turismo Erechim deve oportunizar passeios regulares para usuários dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), com roteiros que ainda estão sendo organizados. “Desta maneira, integramos a questão social com o turismo, beneficiando o público de casa que não tem condições de pegar o carro para passear, ” comenta.
Para as rotas turísticas, também foi firmada parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, que tem como gestor Leandro Basso, que realizou a manutenção das estradas.
Confira os trajetos
Vale dos Parreirais – Rota das Cantinas e dos Parreirais
Dias da semana: Quintas e sextas-feiras
Horário de saída: 18h30
Itinerário
Saindo pela RS 211 no sentido Paulo Bento e retorno pela RS 480
Embutidos Bandiera
Cantina Bandiera
Choperia Ágape
Cantina Batistela
La Cantina Slongo
Vale dos Parreirais – Morro do Vicini
Dias da semana: quintas-feiras
Horário de saída: 18h30
Itinerário
Saindo pela RS 480 no sentido Barão de Cotegipe e retorno pela RS 420 – Vale Dourado
Ficks Sabores do Campo
Propriedade de Avelino Bianchi
Morro do Vicini
Propriedade de Narciso Bandiera
Villa Trentin
Vale Dourado – Rota das Agroindústrias
Dias da semana: quintas e sextas-feiras
Horário de saída: 18h30
Itinerário
Saindo pela 420 no sentido Aratiba
Moinho de Pedra Emporium e Garden
Agroindústria Pigatto
Agroindústria Rech
Café Colonial Andreolla