Linha Polonesa realiza tradicional Festa da Kiska no interior de Aratiba

Evento busca manter vivos os costumes e as tradições da cultura polonesa

 

No último domingo (05) realizou-se a tradicional Festa da Kiska que movimentou a Comunidade de Linha Polonesa no interior de Aratiba.

O evento que acontece anualmente e tem como principal objetivo resgatar a tradição, a cultura e os costumes da etnia polonesa superou as expectativas e reuniu um público de aproximadamente 500 pessoas, vindas de diversos Municípios da região e dos estados de Santa Catarina e do Paraná.

Dentre os pratos da gastronomia polonesa o público presente pode degustar a famosa Kiska (espécie de morcilha com arroz) que dá o nome à principal festa da Comunidade.

O Prefeito Municipal Guilherme Eugênio Granzotto destacou a importância de eventos como este para as comunidades. “Festas como a da Kiska resgatam a tradição e a cultura dos povos e das etnias que com muita luta e muito trabalho contribuiu no desenvolvimento do Município de Aratiba. Poder presenciar,  aprender todos esses costumes e mantê-los vivos entre as novas e futuras gerações é, sem dúvida um enorme privilégio”, disse. S

eu Cleomir Rohr é um dos moradores da comunidade e há muitos anos participa e colabora de forma voluntária na organização da festa. Para ele esse é um trabalho gratificante e prazeroso. “ É uma alegria participar e trabalhar na festa todos os anos, porque esse é um momento em que reencontramos amigos, familiares, conhecidos e também relembramos como eram nossos costumes antigamente, além de que é muito gratificante ver a participação e a alegria dos participantes”, ressaltou

A Princesa do Município que representa a etnia Polonesa Angela Kososki Dalagnol também esteve presente no evento.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS