O governador eleito do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), anunciou, no final da manhã desta sexta-feira, que Sandro Caron assumirá a Secretaria da Segurança Pública a partir de 1º de janeiro de 2023. Gaúcho, Caron é delegado da Polícia Federal e ex-superintendente da PF no Estado e, atualmente, exerce o cargo de secretário de Segurança e Defesa Social no Ceará.
Leite informou ainda que eventuais alterações nos órgãos vinculados ocorrerão em momento oportuno. No mesmo anúncio, o governador eleito também confirmou a manutenção do delegado Antônio Padilha no cargo de secretário-executivo do RS Seguro, que terá a tarefa de ampliar a transversalidade do programa.
Caron irá substituir Vanius Santarosa, que atualmente ocupa o cargo de secretário da Segurança Pública.
Aos poucos, Leite vem formando seu secretariado. Nessa quarta-feira, ele anunciou o nome de Pricilla Maria Santana, que comandará a Secretaria da Fazenda. Ela é funcionária de carreira do Ministério da Fazenda, onde desde 2015 desempenhava as funções de subsecretária de Relações Financeiras e Intergovernamentais da Secretaria do Tesouro Nacional (STN).
Participação no Regime de Recuperação Fiscal
A futura secretária participou da formulação do Regime de Recuperação Fiscal (RRF) e, por parte do governo federal, também das negociações feitas para a adesão do RS ao mesmo
Durante a coletiva de imprensa que sucedeu o anúncio, ela lembrou que o programa prevê discussões anuais sobre suas condições, e possibilidade de repactuações.
Fonte: Correio do Povo