Laudo confirma: Tornado atingiu a cidade de Itá

Um laudo meteorológico divulgado nesta sexta-feira, dia 14, pela Defesa Civil de Santa Catarina, confirmou a passagem de um tornado na tarde de quarta-feira, dia 13, em Itá, no Oeste do estado.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a cidade registrou destelhamentos em residências, quedas de árvores sobre casas e veículo, telhado arrancado por completo e queda de poste de energia elétrica. Conforme a corporação, foram entregues cerca de 110 m² de lona para dez famílias.

Segundo a Defesa Civil, a disponibilidade de calor e umidade provenientes da região amazônica, combinada ao aprofundamento de uma área de baixa pressão, que se deslocou pelo Sul do Brasil, foram responsáveis pelo desenvolvimento de núcleos de temporais por Santa Catarina.

Em Itá, esses núcleos de tempestade deram origem a um tornado, com velocidade estimada de 110 a 120km/h.

Através das imagens repassadas pelo Coordenador Regional da Defesa Civil de Concórdia, observam-se os destroços e rastros de danos deixados pelo fenômeno, como telhas e árvores retorcidas, estruturas destelhadas e árvores arrancadas pela raiz, típicas manifestações de um tornado. Ainda de acordo com o laudo, o acontecimento durou cerca de 20 minutos.

Laudo concluiu que houve a passagem de um tornado (Fotos: Corpo de Bombeiros/Defesa Civil)

 

Fonte: Santa Catarina News 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS