Lar de idosos registra surto de coronavírus em Passo Fundo

Lar de idosos registra surto de coronavírus em Passo Fundo

O lar de idosos Nossa Senhora da Luz, localizado no bairro Lucas Araújo, em Passo Fundo, está com surto de coronavírus. A confirmação surgiu neste sábado (25), após o resultado de dezenas de testes rápidos.

De acordo com a diretoria da casa de repouso, 18 idosos testaram positivo para o coronavírus.

Os dois primeiros casos surgiram na quinta-feira (23), quando dois idosos estavam com febre e foram encaminhados para o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP).

Após encaminhar um idoso e uma idosa ao hospital, o lar de idosos organizou uma reunião com equipe médica para realizar testes em todos que circulam pela casa – 48 idosos e 40 funcionários.

Na sexta-feira, todos os idosos da casa foram examinados com testes rápidos. Dos 48 idosos, 18 testaram positivo para a Covid-19, os dois primeiros casos, além de mais 16 idosos.

Neste sábado, pela manhã, os funcionários realizaram testes rápidos e exames cardiológicos. O resultado ainda não foi divulgado.

De acordo com o presidente da diretoria do lar, Jonatha Souza, os idosos estavam isolados na casa há 40 dias, com contato apenas de funcionários. Ainda não se sabe, ao certo, como surgiu o surto, mas existe a suspeita do vírus ter sido contraído por algum funcionário.

Todos os idosos que estão com coronavírus estão em isolamento de corte. O lar dos idosos não deve paralisar suas atividades, garante o presidente.

O lar de idosos Nossa Senhora da Luz publicou uma nota oficial sobre o surto de coronavírus com todos os detalhes.

Confira a nota oficial na íntegra:

NOTA OFICIAL

Neste momento de pandemia do COVID-19, a Obra Social São Vicente de Paulo, responsável pela ILPI Nossa Senhora da Luz hoje com 48 idosos institucionalizados e 40 colaboradores, esclarece a população e à imprensa que a instituição cancelou desde o mês março as visitas, estágios e serviços de terceiros, visando proteger o máximo possível os idosos de agentes externos.

Na data de 20 de março a Obra Social Nossa Senhora da Luz afastou uma colaboradora por suspeita e posterior confirmação pela COVID-19 e sem retorno ao trabalho até o momento.

Na noite de quinta feira (23/04) dois idosos apresentaram-se febris e as medidas de encaminhamento hospitalar foram tomadas pela Instituição. Os idosos foram encaminhados ao Hospital São Vicente de Paulo e permanecem internados.

Como a Obra Social Nossa Senhora da Luz depende de ajuda da comunidade e diante da pandemia, a Direção solicitou ao Hospital São Vicente de Paulo um apoio para atendimento dos idosos e dos colaboradores.

Assim, no dia 24/04/20, na parte da manhã, por volta das 8h, foi realizada reunião para avaliação das necessidades do Lar Nossa Senhora da Luz, entre a equipe de apoio do HSVP, e a equipe do Lar. Decidiu-se por uma avaliação clínica de todos os idosos, bem como, a realização de testes sorológicos rápidos em toda a população (idosos e colaboradores);

No dia 24/04/20, na parte da tarde, das 13h30min até às 17h, foi realizada a coleta de sangue de todos os idosos residentes do Lar e treinamento no reforço do uso e descarte de EPIs para o enfrentamento da pandemia do COVID-19. Das 15h às 20h, o Grupo de Geriatria do HSVP/UFFS, em conjunto com os seus médicos residentes, voluntariamente, a pedido Dra. Cristine, avaliaram todos os idosos residentes no Lar e encaminharam mais um idoso para internação hospitalar, no HSVP, e iniciaram tratamento com azitromicina e oseltamivir em 17 idosos.

No dia 24/04/20, por volta das 20h, a Dra. Cristine recebeu do laboratório do Hospital de Clínicas de Passo Fundo os resultados dos testes rápidos com os seguintes achados: 11 (onze) idosos com sorologia IgM positivos para a COVID-19, 6 (seis) idosos com sorologia IgG positivos para a COVID-19 e 1 (um) idoso com sorologia IgM inconclusiva para a COVID-19, totalizando 18 (dezoito) idosos com sorologia positiva para a COVID-19, de 48 (quarenta e oito) idosos residentes no Lar. Destacando-se que, 7 (sete) idosos estavam com sintomas respiratórios, porém, com teste rápido negativo.

No dia 25/04/20, das 7h às 13h, diante do cenário posto, a equipe de apoio do HSVP, realizaou força tarefa, munida de equipamentos, materiais, EPIs (para uso e doação), testes rápidos para influenza, vírus sinsicial respiratória e COVID-19 e teste PCR do Lacen para a COVID-19, realizando: 43 eletrocardiogramas (para analisar intervalo QT para o uso de hidroxiclorouina), coletando 7 testes para VSR, coletando 42 testes rápidos para a COVID-19 dos profissionais que trabalham no Lar, coletando 11 testes para o Lacen para a COVID-19 e coletando 43 testes rápidos dos idosos para influenza. Foram realizados treinamentos de EPIs e organizados o isolamento de coorte dos idosos. Foi realizada a prescrição de hidroxicloroquina para os idosos com sorologia IgM positiva, conforme protocolo do Ministério da Saúde, 400mg de 12h em 12h, no primeiro dia e 400mg/dia, do segundo ao quinto dia. Sendo orientada a Enfermeira Inaiara na aplicação e controle dos possíveis eventos adversos. A Dra Cristine se colocou à disposição casos necessário (as respectivas doses necessárias foram doadas pelo HSVP).

Próximos procedimentos a serem adotados no Lar Nossa Senhora da Luz, por orientação Dra. Cristine Pilati Pileggi Castro, com apoio do HSVP:

  1. Receber o resultado da sorologia coletada dos profissionais que trabalham no Lar e definir conduta;

  2. Receber o resultado da demais sorologias e testes de PCR coletados dos idosos e definir conduta;

  3. Reavaliar os idosos durante o período de isolamento de coorte pela equipe da Geriatria e equipe de apoio do HSVP;

  4. Encaminhar relatórios para a Vigilância Epidemiológica do Município de Passo Fundo/RS;

  5. Alimentar gradativamente o banco de dados com informações de cada idoso e profissionais que trabalham no Lar, para acompanhamento da evolução do surto da COVID-19 nesse estabelecimento;

Joanatha dos Santos de Souza

Presidente da Obra Social São Vicente de Paulo, responsável pela ILPI Nossa Senhora da Luz

Fonte: Diário da Manhã/Passo Fundo

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS