Lançamento do Programa de Recuperação de Recursos Hídricos e Pagamento por Serviços Ambientais acontece na próxima segunda

A Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Meio Ambiente, realiza o lançamento do Programa de Recuperação de Recursos Hídricos e Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), que tem como objetivo a conservação da água e do solo em propriedades rurais por meio da redução da erosão, do assoreamento em mananciais e do incremento da vegetação em beiras de rios e nascentes.

A atividade acontece na próxima segunda-feira (06), às 19h, no Salão Paroquial de Capoerê. O PSA, conforme explica o titular da pasta, Cristiano Moreira, tem foco no reconhecimento inclusive com pagamento aos produtores rurais que aderirem voluntariamente ao Programa.

“A remuneração ocorre a partir da certificação de práticas conservacionistas adotadas pelos mesmos, orientadas com vistas à conservação de água e solo dentro da realidade individual de cada propriedade. Reconhecer o agricultor como promotor de práticas ambientais que geram sustentabilidade produtiva e ambiental, e que impactam positivamente na vida de todos. Esse é o objetivo”, destaca Cristiano.

O foco do programa são as propriedades localizadas até os limites municipais de Erechim, que componham as Bacias Hidrográficas dos Rios Leãozinho, Ligeirinho, Campo, Cravo, Suzana e Dourado, ampliando a possibilidade de captação de água no reservatório de abastecimento local, bem como promover o melhoramento das condições ambientais em todas as Áreas de Preservação Permanente de Erechim.

O lançamento ocorre em evento alusivo ao dia Mundial de Meio Ambiente – celebrado em 5 de junho – em uma das comunidades rurais do município, para melhor acessar o público-alvo do Programa, que são os agricultores locais.

Vale destacar que as demais informações e materiais estão disponíveis para consulta no portal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Por Assessoria de Comunicação 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS