Júri de acusado de matar três pessoas da mesma família acontece em Tapera nesta quinta-feira

O Tribunal do Júri da Comarca de Tapera reúne-se nesta quinta-feira (28/10) pela manhã para o julgamento de Flávio Diefenthaeler Martins, acusado de matar três pessoas da mesma família na cidade de Colorado, em 2017. Foram mortos a tiros o casal Roberto Carlos Terres e Márcia Cristina Johann Althaus, e a filha deles, Maria Elisabeth.

A sessão do júri terá início às 9h, presidida pela Juíza de Direito Luana Schneider. O réu, de 51 anos, responde por três homicídios qualificados (recurso que dificultou a defesa), uma tentativa de homicídio qualificado e ocultação de cadáver (3x).

A expectativa da magistrada é que os trabalhos sejam concluídos no mesmo dia. Além do interrogatório do acusado, será ouvida em Plenário a vítima Ercílio dos Santos.

Emboscada

A denúncia do Ministério Público relatou que os três familiares saíram de Carazinho ao serem chamados pelo réu para irem até onde morava, em Colorado. Quando Roberto batia à porta, Martins, de emboscada, vindo de um local de fora da casa, iniciou os disparos de arma de fogo que atingiram as vítimas. Márcia Cristina e Maria Elisabeth estavam dentro do automóvel.
Ercílio, um vizinho da família que a acompanhava na viagem, também foi alvo dos tiros, mas conseguiu fugir.

Em seguida, de acordo com o MP, os corpos das vítimas foram ocultados por Martins em uma cova em meio à vegetação na Fazenda Monte Negro, interior do Município de Não-Me-Toque.

O Ministério Público apontou como razão para os crimes desacertos por dívidas oriundas do tráfico de drogas. Porém, tanto o juiz responsável pela pronúncia do réu (decisão que o levou a júri) como o Tribunal de Justiça/RS, em fase recursal, disseram ser escassas as provas dessa afirmação – e afastaram a qualificadora de motivo torpe que seria decorrente.

O júri

Os trabalhos iniciam-se com o sorteio dos sete jurados que formarão o Conselho de Sentença. A instrução começa com as oitivas de testemunhas e interrogatório do réu. Depois, na fase de debates, defesa e acusação têm hora e meia para apresentarem aos jurados seus argumentos. Caso desejem, podem dispor de mais uma hora de réplica e tréplica.

Finda essa parte, os jurados são levados a local reservado, onde responderão a quesitos previamente elaborados para decidir pela absolvição ou condenação do réu. Cabe ao magistrado que preside a sessão de julgamento, em caso de condenação, definir a pena a ser cumprida.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS