Jovens com ensino médio de nível técnico são mais valorizados no mercado do que os que se formam no ensino regular

Ao longo da vida, esse profissional terá, em média, uma remuneração 32% maior do que a renda daqueles que concluem o ensino médio regular, diz pesquisa.

Um dos investimentos públicos mais rentáveis para o Brasil é a educação técnica. Jovens que cursam o ensino médio de nível técnico são mais valorizados no mercado de trabalho do que aqueles que se formam no ensino regular.

O estudo revela que os formados em centros de ensino técnico de nível médio têm 5,5 pontos percentuais mais chances de estarem no mercado de trabalho formal em comparação com os trabalhadores sem formação. Na prática, eles têm mais chances de conseguir uma vaga com carteira assinada.

A pesquisa mostra que todos ganham no ensino médio aliado ao ensino técnico: os jovens, o mercado de trabalho, a sociedade em geral. Um investimento que gera retorno que, desta vez, foi calculado, foi medido de uma maneira bem objetiva: com resultado em reais.

Para cada R$ 1 investido na educação profissional de nível médio, o trabalhador com diploma tem um retorno superior a R$ 3 no salário. Ao longo da vida, esse profissional terá, em média, uma remuneração 32% maior do que a renda daqueles que concluem o ensino médio regular.

A economista Laura Muller Machado, uma das coordenadoras da pesquisa, diz que muitos desafios precisam ser vencidos. Em 2022, entre os jovens de até 19 anos, apenas 11% tiveram acesso ao ensino técnico no Brasil. Na Alemanha, esse índice chega a 50% – e, aqui, entrar não é garantia de conclusão.

Por JN

Você pode gostar também

  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS