Jornada de Nutrição da URI destaca a prevenção e a qualidade de vida

Aberta nesta segunda-feira, 26, a XII Jornada de Nutrição da URI que está proporcionando o acesso a uma série de temáticas importantes para a área da saúde. Entre elas, as técnicas de mindful eating, ou seja, comer com atenção plena. O tema mereceu a realização de um minicurso e de uma conferência com a nutricionista Natasha Kim de Oliveira da Fonseca, de Porto Alegre.

Primeira Instrutora de Mindful Eating na capital gaúcha, a nutricionista destacou a importância de se adotar novas técnicas que visem mudar o comportamento alimentar para evitar futuros problemas de saúde como obesidade e diabetes. “Todos nós sabemos que essas doenças são consequência de nossos hábitos alimentares, mas precisamos fazer algo que venha contribuir com o bem-estar das pessoas”, disse.

As técnicas de mindful eating, informou, são medidas relativamente simples que devemos adotar principalmente com as crianças, após a amamentação, pois é nessa fase da vida que se forma o paladar pelos alimentos. “Então, além do sal e do açúcar, devemos incentivar para que a criança faça a sua refeição juntamente com os demais familiares, sem a presença do celular ou televisão. Aquele momento é único e nada deve interferir, inclusive para nós, adultos”, reforçou a nutricionista.

A ideia, segundo Natascha, através do mindful eating, é dar mais atenção a nossa alimentação e, assim, aproveitar uma refeição de forma mais saudável e saborosa. “Assim como ensinamos a degustar vinhos, cervejas, café e outras bebidas, devemos fazer o mesmo com os alimentos. Nós precisamos sentir o gosto deles e o prazer que eles nos trazem. Se fizermos isso, comeremos menos e melhor, nos trazendo mais saúde”, disse ela. E completou: “O mindful eating, resumidamente, é um estilo de vida que devemos adotar para melhorar a nossa relação com a comida”.

 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS