Jornada de Farmácia e Biomedicina da URI destaca temas contemporâneos

Com o objetivo de trazer temas atuais e de impacto relevante na área da saúde, para aprofundar o conhecimento e promover debate e reflexão dos acadêmicos e comunidade, o Curso de Farmácia da URI Erechim realizou nos dias 09, 10 e 11 de novembro, a IX Jornada de Estudos Farmacêuticos e a II Jornada de Biomedicina. O evento foi realizado de forma online e contou com a participação de profissionais renomados e palestras em diversas áreas de conhecimento da Farmácia e Biomedicina.

A abertura da Jornada foi realizada pelo Coordenador dos Cursos, professor Luiz Carlos Chicota, que acolheu os participantes contando um pouco a respeito da trajetória das duas graduações, incluindo a recente conquista da nota 4 no ENADE 2019 do Curso de Farmácia, o que enaltece a qualidade do ensino da instituição.

No primeiro dia, a Jornada teve a participação da Diretora de Ciências e Tecnologia do Ministério da Saúde, Farmacêutica Camile Giaretta Sachetti, diplomada em Farmácia da URI, que falou sobre “Covid-19: a tomada de decisão em saúde informada por evidências”, quando enfatizou os estudos científicos envolvendo as novas vacinas que estão sendo desenvolvidas para o coronavírus.

O segundo dia foi marcado pela participação da Biomédica Esteta, Aline Filgueiras, de Praia Grande, São Paulo, com a palestra “Estética e a Harmonização Facial”. Também participou neste dia a Major Farmacêutica da Aeronáutica, Karen Rampon Zamith, que falou sobre “O profissional da saúde na Força Aérea Brasileira”. A noite foi finalizada com a participação internacional da Farmacêutica Claudia Semaan, que trabalha no Physicians Regional Medical Center, Naples, Flórida, Estados Unidos, onde falou sobre a atuação do farmacêutico clínico hospitalar naquele país.

O terceiro e último dia do evento contou com a participação da Farmacêutica Nuclear e Biomédica Ana Cláudia Camargo Miranda (Hospital Israelita Albert Einstein), que falou sobre “Princípios Fundamentais da Radiofarmácia”. Também teve a participação de Renato Minozzo, Presidente do Conselho Regional de Biomedicina, que falou sobre as áreas de atuação do profissional biomédico com a palestra “Biomedicina: Uma profissão encantadora”. A Farmacêutica Priscila Rosa, da Secretaria Estadual da Saúde, em exercício no IPB/LACEN/CEVS/SES – Laboratório Regional de Erechim, encerrou o evento falando sobre “COVID-19: situação epidemiológica no Alto Uruguai gaúcho”.

Segundo o coordenador Luiz Carlos Chicota, “o evento foi um desafio por tratar-se de um ano atípico onde tudo se desenvolveu de forma virtual, mas que teve muito sucesso, ao tratar de temáticas relevantes e possibilitar a presença de palestrantes renomados em suas áreas, que participaram de vários estados brasileiros e do exterior, trazendo experiências únicas e enriquecendo o conhecimento de todos os participantes”.

 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS