Janete Jevinski é a Patrona do XI Acampamento Farroupilha de Getúlio Vargas

Evento contou com abertura oficial no dia 16 e encerra dia 20, com restrição de público

A noite de 16 de setembro vai ficar marcada na memória da família de Janete Jevinski para sempre, assim como para as pessoas que participaram da abertura oficial da Semana Farroupilha 2021. Nesta noite, Janete foi homenageada com o título de Patrona (in memorian) do XI Acampamento Farroupilha de Getúlio Vargas.

A solenidade contou com a presença de autoridades municipais, prefeitos da microrregião de Getúlio Vargas – prefeito e vice-prefeito de Estação, Geverson Zimmermann e Alciones Domingos Conte; prefeito de Erebango, Valmor José Tomelero, prefeito e vice-prefeito de Ipiranga do Sul, Marco Antônio Sana e Fabiano Klein, vice-prefeito de Sertão, Valmir Bocalon; prefeito de Charrua,  Valdésio Roque Della Betta,  prefeito e vice-prefeito de Floriano Peixoto,  Orlei Giaretta  e Odacir Malacarne; Comandante da 3ª CIA da BM de Getúlio Vargas, Cap. Ailton Cesar Trindade; representantes dos piquetes e familiares de Janete Jevinski.

O evento, que segue até o dia 20 de setembro, quando será extinta a chama crioula do acampamento, temredução de público e segue todos os protocolos sanitários de prevenção à propagação da Covid-10.

Uma solenidade simples, mas marcada pela emoção, iniciou com a chegada da Chama Crioula, entregue pelo responsável da Cavalgada da Integração, cavalariano Dejanir Rodrigues, ao prefeito de Getúlio Vargas, Mauricio Soligo, que acendeu a pira do XI AcampamentoFarroupilha. Em seguida, foi tocado e cantado o Hino Nacional pelo Quarteto Acordes, regido pelo maestro Mauricio Castelli, que também encantou a todos com a canção ““Meu Pago”, de Luiz Marenco, e o Hino Rio-grandense, no encerramento da solenidade.

Antes dos pronunciamentos foi realizado o descerramento do quatro de Janete Jevinski na Galeria de Patronos do Acampamento Farroupilha, no Galpão Gaúcho, da Prefeitura, ACCIAS e CDL. O descerramento foi feito pela família, ao lado do prefeito Mauricio Soligo.

MULHER BATALHADORA

Os pronunciamentos iniciaram com uma mensagem de agradecimento da família de Janete Jevinski e pela homenagem da Secretaria de Educação Cultura e Desporto, representada por Rosana Bertella, à Patrona, uma grande incentivadora da cultura no município e do Acampamento Farroupilha. Segundo Rosana, este era um momento carregado de emoções e momento para materializar as contribuições de Janete Jevisnki, enquanto diretora do Departamento Cultural da Prefeitura de Getúlio Vargas, à cultura do município, durante mais de 11 anos. “Colega e amiga, mulher batalhadora, profissional dedicada, cumpriu seu trabalho com maestria”, afirmou. De acordo com a oradora, Janete sempre contribuiu para a cultura local: Feira do Livro, Sarau Artístico Cultural, gincanas, Festivais das Etnias, Escolha das Soberanas, Feiras, Natal Espírito que Contagia, seminários, fóruns de educação, projetos Ballé, Violão, Coral, Banda, Biblioteca Pública, Instituto Histórico, Conselho da Cultura, associação dos funcionários, mateadas, passeios com dindin e tantos outros. Sempre parceira com todos os setores. Como oradora e mestre de cerimônias, sempre excelente. Que saudades desta colega!”, exclamou.

De acordo com Rosana, Janete levava no coração o Acampamento Farroupilha, responsável e comprometida, sempre preocupada para que tudo desse certo e que cada edição fosse melhor. A oradora citou os grandes grupos nativistas que Janete trouxe para tocar no Acampamento Farroupilha. “Poder homenagear Janete com o título de Patrona do XI Acampamento Farroupilha é um pouco do nosso reconhecimento e da nossa gratidão por todas as contribuições e pela pessoa que ela representa para todos nós. Janete ficará sempre na nossa lembrança como amiga, colega, como alguém que fez cultura em Getúlio Vargas e,assim, Patrona deste Acampamento Farroupilha”, finalizou Rosana Bertella.

UM MARCO

O vereador Sérgio Lima, representante da Frente Parlamentar em Defesa do Movimento Tradicionalismo Gaúcho, destacou a importância de eventos como esse para a sociedade e para a manutenção da cultura gaúcha.Ele também prestou sua homenagem à Patrona Janete Jevinski, afirmando que ela ajudou a fazer do AF de Getúlio Vargas um marco no Estado do RS.

O presidente da Câmara de Vereadores, Jeferson Karpinski, ressaltou a presença das entidades, representantes dos galpões integrantes do Acampamento Farroupilha, que trabalham cada vez mais pelo sucesso do evento. Karpinski também prestou sua homenagem à Janete Jevisnki e aproveitou para anunciar que, no dia 30 de setembro, na Câmara de Veradores, será denominada uma rua em sua homenagem.

ENSINAMENTOS

O prefeito de Getúlio Vargas, Mauricio Soligo, saudou de forma especial seus colegas prefeitos da microrregião de Getúlio Vargas que promovem e realizam um trabalho conjunto em prol da região. Falou que era uma noite especial, uma noite de emoção e de homenagem a uma pessoa que é querida por todos. “Somos muito gratos por tudo que a Janete foi e fez pelo nosso município”, destacou Soligo. Segundo ele, uma pessoa batalhadora que tinha um grande amor pelo tradicionalismo, mas, acima de tudo, um imenso amor por essa terra e  pela sua família. “E isso nos serve de ensinamento e nada melhor do que nesta noite podermoseternizar o nome de Janete Jevinski como Patrona deste Acampamento Farroupilha”, concluiu Soligo.

Janete faleceu em 19 de dezembro de 2020.

Assessoria de Comunicação Social

Prefeitura de Getúlio Vargas
Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS