Nos últimos cinco anos a empresa Triel-HT realizou inúmeros investimentos, em especial às margens da ERS 135. Desde então, dobrou de tamanho. Em 2019 firmou parceria com a Randon e a indústria foi inaugurada em 2020, logo após, foi a vez da Versátil e Usitec se estabeleceram ao longo do corredor do desenvolvimento, concentrando as unidades na saída para Passo Fundo.
Em meio a uma logística facilitada e investimentos, o quadro de colaboradores também aumentou, de 420 funcionários para aproximadamente 900. “Crescemos e um ponto importante foi aproximar todas as unidades, tínhamos dificuldade com a transferência de matéria-prima e deslocamento de funcionários para o horário do almoço. Com a proximidade, também temos a facilidade de transferir funcionários de uma unidade para outra em momentos de queda de produção”, disse o diretor da Triel-HT, Airton Dalla Rosa.
Investimentos
Diante de um mercado receoso e estagnado em função dos juros altos e licitações suspensas na área de viaturas especiais no período que antecedeu as eleições, retomando somente agora, criando um vácuo de produção, a empresa concentra investimentos dentro das fábricas. “Nosso olhar está voltado em processos produtivos, gabaritos, automação e melhorias de processos produtivos”, disse Dalla Rosa.
Mão de obra
Tais investimentos devem-se também a falta de mão de obra. “Hoje o principal desafio da indústria é a mão-de-obra, principalmente qualificada, seguido da alta rotatividade”.
Líderes/pioneiros
Uma das marcas da Triel-HT é o agro, a empresa é pioneira e líder no transporte de ração, frango vivo e suínos. “Somos líderes no Brasil e América Latina. Inclusive, nos últimos anos lançamos alguns produtos, entre eles, um tanque para transporte de peixes. O Brasil tem forte tendência na produção de tilápias. Já neste ano, lançamos o silo graneleiro 10 mil para transporte de ração, alteramos a estética, melhoramos a parte mecânica e automatizamos”, contou.
Viaturas especiais
Quando o assunto é a área de viaturas especiais, Airton Dalla Rosa, enalteceu a parceria firmada com empresa Rosenbauer no ano passado. “A Rosenbauer é uma das maiores fabricantes de viaturas e auto escadas do mundo. O objetivo da parceria é a transferência de tecnologia, compra de componentes e também montagem de equipamentos para a empresa aqui no Brasil. Tendo em vista, o custo de logística elevado para eles produzirem na Europa, Estados Unidos e trazer para cá. Com a parceria, podemos atender o mercado brasileiro e latino-americano”.
Ano passado foi montado um caminhão Triel/Rosenbauer e agora, “queremos mostrar para os bombeiros do Brasil que nós temos condições de produzir escadas de 36 a 50 metros de altura. Temos três técnicos na Alemanha há cerca 15 dias recebendo treinamento para depois trabalhar na montagem no Brasil. Em outubro, a mesma será exposta em uma feira de São Paulo”, relatou o diretor.
No Brasil poucas cidades possuem auto escadas. “O país é muito carente em termos de viaturas de combate incêndio, quase 85% dos municípios não possuem caminhões de bombeiro”, revelou.
Mercado externo
Atualmente, 15 a 20% da produção da Triel-HT vai para o mercado externo, mas o objetivo é expandir. O propósito para 2024 é também ingressar no mercado americano, “num primeiro momento para ver aceitação e posteriormente, com um posto de venda. A ideia já no próximo ano é participar da grandiosa feira em Atlanta, expondo nossos produtos”, finalizou.