Investimentos em sistemas confinados aumentam produção e qualidade do leite em Barra do Rio Azul

Quatro propriedades do interior do município de Barra do Rio Azul, que estão entre as que investiram em modernização das instalações na área de bovinocultura de leite, inauguraram as instalações. O ato de inauguração, que aconteceu nesta terça-feira (03/08), contou com a presença do prefeito, Marcelo Arruda. Três das famílias visitadas investiram nos sistemas de confinamento, denominados Compost Barn (sistema que garante aos animais conforto em local seco e arejado durante o todo ano e a compostagem do material da cama), e Free-stall (sistema de confinamento que permite melhor controle da alimentação, facilita manejo do rebanho, reduz a necessidade de mão de obra, diminui estresse do rebanho, além de reduzir a penosidade dos proprietários). A outra família investiu na instalação de uma sala de ordenha mecanizada. Os investimentos feitos pelas famílias foram subsidiados pelo do Programa Municipal de Incentivo aos Bovinocultores de Leite e com recursos financiados pelas agências locais do Banco do Brasil, Sicredi e Cresol.

O prefeito Marcelo Arruda esteve acompanhado, do vice-prefeito Maximino Basso, do secretário da Agricultura Benildo Trentin, secretários municipais, vereadores, do gerente Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, Gilberto Tonello, do extensionista e engenheiro agrônomo, doutor em Agroecossistemas, Vilmar Fruscalo, responsável pela área de bovinocultura de leite, dos extensionistas do escritório municipal Jair Zorzanelo e Leia Hausen, de representantes do Sicredi, Banco do Brasil e Cresol. Em todas as propriedades visitadas, o aumento da produção de leite, a melhoria da qualidade de vida da família, o bem-estar animal, a viabilidade econômica da atividade, a sucessão familiar e o impacto social e psicológico na vida deles, foram destacadas pelos produtores, bem como pelas lideranças. “Levamos tecnologia para modernizar as estruturas para produzir com qualidade e aumentar a renda”, disse o prefeito.

O gerente regional Gilberto Tonello parabenizou as famílias e destacou o espirito de empreendedorismo do prefeito e o trabalho da equipe do Escritório Municipal na execução da assistência técnica e extensão rural. Estes programas e investimentos melhoraram significativamente para as famílias rurais. Observamos que as famílias estão felizes e motivadas e isto proporciona a sucessão familiar”, ponderou Tonello.

Vilmar Fruscalso também observou que nos últimos anos a bovinocultura de leite também vem se modernizando, com vinha ocorrendo com outras atividades e em outras áreas. “Dentro dos investimentos necessários para produzir com quantidade e qualidade de leite estão as instalações”, garantiu.

O extensionista rural Jair Zorzanelo também agradeceu ao prefeito e as famílias. Segundo ele, em 2017, o município tinha 9% com salas de ordenhas e nenhuma com sistemas de confinamentos. Hoje temos 16 propriedades com animais em confinamentos. A produção de leite cresceu no município com mais de 100 mil litros de leite/mês”.

Na propriedade da família Pagliari, com rebanho de 36 matrizes em lactação, a produção leiteira que era de 14.200 litros de leite/mês, passando para 23.500 litros/mês, após a mudança para o modelo Compost barn. “A nossa produção aumentou e os serviços ficaram mais fáceis e com mais conforto para os animais”, relatou a família. Atuam na atividade Edinei, Giovana Caudir e Rosalina.

Na propriedade da família Bearzi, cuja atividade é conduzida por Juliano e Janete, o grupo visitou a Sala com ordenhadeira canalizada. A instalação possibilitou uma mudança de estilo de vida. Antes da construção, a produção chegava a 12 mil litros mensais e, nas novas instalações, passou para 15 mil litros/mês.

A aposta na construção voltada para o sistema Free-stall, com área de 510 metros quadrados, com capacidade para 36 matrizes, também mudou a vida da família Franscescon. Os resultados vieram com o aumento na produção leiteira hoje de 10.700 litros/mês, com rebanho de 23 animais em lactação.

A quarta visitada foi a propriedade das famílias Strapasson e Franco, que também investiram no sistema Free- stall. A construção, com área de 459 metros quadrados, comporta 32 vacas leiteiras. A atividade é conduzida por Irto, Clademir, Vanilde e Franciele. A produção atual é de 11.500 litros /mês.

As lideranças parabenizaram as famílias e destacaram a importância do aumento da produção leiteira para a renda, para permanência no campo, e para o município. Também destacaram a parceria com a prefeitura, Emater/RS-Ascar.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional Erechim

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS