A pré-temporada do Atlântico iniciou de forma intensa no Caldeirão do Galo. Marcada por muito trabalho e foco na preparação física dos atletas, o objetivo é garantir o desempenho máximo da equipe ao longo deste ano.
Isso, segundo o preparador físico Tales Manhabosco, pode ser alcançado por meio da construção de condicionamento e capacidades físicas, que já vêm sendo desenvolvidos pela Comissão Técnica durante os trabalhos das primeiras semanas.
“Nossa pré-temporada normalmente tem a duração de oito semanas, nas quais buscamos trabalhar e evoluir todas as capacidades físicas, como resistência, força, potência, velocidade, agilidade, coordenação e flexibilidade”, destacou Tales.
Durante todo esse período, são realizados testes físicos e a avaliação antropométrica, que mede as dimensões corporais para verificar o estado físico geral de cada atleta, a fim de acompanhar e monitorar sua evolução.
É com base nesse trabalho desenvolvido já na pré-temporada que, em conjunto com a equipe de fisioterapia, o preparador desenvolve o planejamento de treinos e cuidados, buscando realizar também ações que visam prevenir lesões. “Muito importante nesta etapa da preparação é o monitoramento e a evolução de cada atleta, sempre respeitando as necessidades e capacidades individuais”, completou.
Por Assessoria de Comunicação