O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de tempestade para este domingo (14) no Rio Grande do Sul. O primeiro deles comunica perigo para tempestade até a meia-noite em regiões que se concentram na metade sul do estado, enquanto o segundo alerta, este de perigo potencial e válido até as 10h de segunda-feira (15), atinge pontos da metade norte (veja imagem acima).
O alerta de perigo para tempestade contempla pontos da Fronteira Oeste, da Região Central, da Campanha, do Sul, do Litoral e da Região Metropolitana de Porto Alegre. O Inmet indica possibilidade de chuva com volume entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, além de ventos intensos, com até 60 km/h, e queda de granizo. O risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e de alagamentos é baixo, de acordo com o instituto.
Já o alerta de perigo potencial, válido do meio-dia de domingo até a manhã de segunda, indica o mesmo quadro meteorológico. Nesse caso, porém, o comunicado atinge pontos do Noroeste, da Região Central, do Norte, da Região Metropolitana e da Serra, além de áreas de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.
De acordo com a Climatempo Meteorologia, uma nova frente fria, a terceira do ano, se desloca sobre o estado, aumentando a temperatura – os termômetros podem registrar até 34º C em Porto Alegre neste domingo – e também as precipitações.
A semana começa com tempo estável na Campanha e no Sul do estado, enquanto pancadas de chuva ainda são esperadas nas demais regiões, incluindo raios e trovoadas. A Serra deve ficar em atenção devido à forte intensidade da chuva, já que uma área de baixa pressão se forma no Oceano Atlântico e reforça as instabilidades na região.
Os alertas emitidos pelo Inmet existem como uma medida preventiva para que haja tempo suficiente para avaliar situações adversas e evitar ou reduzir riscos causados por eventos naturais, como no caso das tempestades.
Caso haja necessidade de ajuda por parte da Defesa Civil ou do Corpo de Bombeiros, é possível ligar para os telefones 199 e 193.
Fonte: G1 RS