Infância e Adolescência Missionária do Sul do País realiza encontro em Erechim

Assessoras e assessores da Infância e Adolescência Missionária (IAM) do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul (que formam o “Sulão”) estiveram reunidos no Seminário e Santuário de Fátima de Erechim de sexta-feira à noite a este domingo (15 a 17/11).

Na abertura do encontro, o Coordenador de Pastoral, Pe. Maicon Malacarne, e o Administrador Diocesano, Pe. Antonio Valentini Neto, deram as boas-vindas ao grupo. Pe. Maicon lembrou que a Assembleia Diocesana realizada em setembro deu destaque à dimensão missionária. O Administrador mencionou a situação de vacância episcopal da Diocese, registrou o falecimento do Bispo emérito, Dom Girônimo Zanandréa, no dia 03 passado, que foi Bispo referencial da dimensão missionária no Regional Sul 3 da CNBB por diversos anos e que, como tal, esteve em Moçambique, África, em visita aos missionários do Regional. Citou também o final da mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões deste ano no qual ressalta a participação da IAM e de outras obras missionárias no seu ministério.

O Paraná, Sul 2, teve 38 representantes (Apucarana 2, Cascavel 5, Maringá 3, Campo Mourão 1, Curitiba 3, Cornélio Procópio 1, Foz do Iguaçu 1, Jacarezinho 3, Londrina 4, Palmas/Francisco Beltrão 2, Regional 2, Ponta Grossa 2, Toledo 3, Umuarama 3, União da Vitória 3); Santa Catarina, Sul 4, 17 (Florianópolis 2, Blumenau 3, Caçador 3, Rio do Sul 2, Joaçaba 2, Joinville 4, Regional 1); Rio Grande do Sul, 39 (Porto Alegre 7, Caxias 2, Erexim 11, Osório 3, Passo Fundo 4, Pelotas 2, Santa Maria 2, Uruguaiana 2, Seminaristas do Seminário Maior São José 6). Participaram também Irmã Patrícia Souza da Congregação das Irmãs Salvatorianas, natural de Irani-SC, secretária nacional da Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária; Irmã Célia da Costa Santos, da Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora Aparecida, natural de Minas Gerais, atualmente atuando em Porto Alegre, na coordenação estadual da IAM. Entre os representantes do Paraná, Pe. Vagner Aparecido Alves, de Toledo. Entre os do Rio Grande do Sul, Pe. Rodrigo Schüller de Souza, de Osório, Coordenador do Conselho Missionário Regional.

No encontro, os participantes, além dos momentos celebrativos, como o terço missionário junto ao monumento de N. Sra. de Fátima, no sábado, e a missa no Santuário, no domingo de manhã, tiveram um tempo de formação e outro de troca de experiências.

No momento de formação, em forma de fórum, em grupos e com assessoria específica, aprofundaram Comunicação e Missão, sinodalidade, organização missionária no Brasil e Diretrizes Nacionais da IAM. Na troca de experiências, em forma de oficinas, os grupos trataram da Articulação entre grupos da IAM e Coordenação Paroquial; Coordenação Paroquial da IAM e Coordenação Arq/Diocesana; Coordenação Diocesana da IAM e Coordenação Estadual; IAM e Catequese e outras pastorais; IAM e movimentos que trabalham com crianças.

A missa do domingo de manhã, no Santuário de Fátima, foi presidida por Dom José Gislon, Bispo de Caxias do Sul e Presidente do Regional Sul 3 da CNBB, e concelebrada pelos dois padres do encontro, os dois do Santuário, o assessor diocesano da IAM e pelo Administrador Diocesano de Erexim, com a participação de dois diáconos, crianças da IAM e o povo que ordinariamente participa da celebração.

Na homilia, a partir dos textos litúrgicos do domingo, ligados à dimensão escatológica, Dom José destacou a força da Palavra de Deus na sustentação da fé dos fiéis na sua peregrinação para a casa do Pai. Fé testemunhada nos compromissos com a realidade da vida, na família, na comunidade e na sociedade. Acentuou a necessidade da esperança nesta peregrinação rumo à plenitude da vida em Deus, preparando com zelo a vinda do Senhor no fim dos tempos. Registrou também o Terceiro Dia Mundial dos Pobres, com a mensagem do Papa Francisco, intitulada “A esperança dos pobres jamais será frustrada”, inspirada no salmo 9, que descreve a sua situação e a arrogância dos que os oprimem.

No final da missa, ele abençoou as cruzes que seriam entregues aos participantes na conclusão do encontro. Também agradeceu a todos os participantes do encontro, aos seus organizadores e à Diocese de Erexim que os acolheu.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS