Indústria gaúcha tem avanço de 4,9% na exportação no primeiro semestre de 2025

O volume médio caiu 5,7%, mas foi compensado pelo preço dos produtos exportados, que cresceu cerca de 13%.

A Indústria de Transformação do Rio Grande do Sul cresceu 4,9% no primeiro semestre de 2025. No total, as vendas externas somaram US$ 7,7 bilhões, um acréscimo de US$ 362 milhões em relação ao mesmo período de 2024.

De acordo com o levantamento, o crescimento foi impulsionado por aumento de 13% nos preços das exportações, o que compensou a retração de 5,7% na quantidade média embarcada. Os dados foram divulgados pela UEE (Unidade de Estudos Econômicos) do Sistema Fiergs nesta quinta-feira (17).

“O resultado é bom. Tivemos algumas dificuldades pontuais no primeiro semestre que foram superadas, como a gripe aviária, que afetou o segmento de abate de aves. Por outro lado, tivemos um crescimento sólido em outros segmentos, como o de tabaco. Apesar disso, o ideal seria que, além do aumento no preço, também conseguíssemos alavancar a produção, o que não tem ocorrido”, avalia o presidente do Sistema Fiergs, Claudio Bier.

Os meses que mais contribuíram para o resultado positivo foram junho, com aumento de 1,8 ponto percentual (p.p), e janeiro (1,5 p.p.). Abril (-1,1 p.p.) foi o único mês com desempenho negativo. Em junho, houve crescimento de 10,5% na receita em relação a maio.

O aumento das exportações no primeiro semestre de 2025 atingiu 16 dos 23 segmentos analisados: veículos automotores (1,6 p.p.), máquinas e equipamentos (1,5 p.p.) e tabaco (1 p.p.) foram os principais responsáveis pelo avanço. Em contrapartida, celulose e papel (-0,8 p.p), madeira (-0,6 p.p) e produtos de metal (-0,2 p.p) apresentaram queda. Alimentos permaneceu estável (-0,1 p.p.) mesmo com os impactos da gripe aviária.

 

Você pode gostar também

  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS