Inclusão em movimento: atletismo para estudantes com deficiência ganha espaço nos JERGS
Participação ativa das Escolas Municipais de Erechim
Em um cenário onde o esporte vai além da competição e se torna ferramenta de inclusão, respeito e desenvolvimento, os Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (JERGS) vêm se destacando ao incluir, de forma cada vez mais efetiva, modalidades voltadas para estudantes com deficiência. Dentre elas, o Atletismo Adaptado se consolida como uma das mais expressivas, promovendo o protagonismo de jovens atletas e a valorização da diversidade no ambiente escolar.

Criada especialmente para atender estudantes com deficiência, a modalidade de atletismo adaptado nos JERGS oferece provas específicas, respeitando as condições e potencialidades de cada competidor. A iniciativa tem possibilitado a esses estudantes vivenciarem o esporte de forma significativa, ampliando seus horizontes, desenvolvendo habilidades motoras e fortalecendo a autoestima.
Desde a idealização dos JERGS há quase cinco décadas, essa inclusão representa um avanço importante e necessário. A realização de grandes eventos esportivos em território nacional e a crescente conscientização sobre os direitos das pessoas com deficiência impulsionaram a comissão organizadora a incorporar, de forma oficial, as modalidades adaptadas ao cronograma dos jogos.
Erechim, tem sido exemplo dessa participação ativa e comprometida com a inclusão. As Escolas Municipais do Sistema Público de Ensino vêm se destacando ao inscrever, preparar e acompanhar seus estudantes com deficiência em diversas modalidades dos JERGS, como o futebol e, mais recentemente, o atletismo. Exemplo e orgulho, no depoimento do estudante Juan Derick Karlinski Capeleto, da EMEF Othelo Rosa: “Foi muito bom! Eu confiei e fui. Sou Medalha de Ouro.”
A preparação desses atletas é resultado do trabalho coletivo das equipes escolares, envolvendo professores de Educação Física, professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), Auxiliares, Coordenação Pedagógica, Professoras do Apoio ao Processo Ensino Aprendizagem e Secretaria Municipal de Educação. As vivências esportivas, além da competição, proporcionam momentos de convivência, superação e pertencimento aos estudantes. Destaca a Coordenadora do Programa Castelinho, Sandra Rosin.
“A participação dos nossos estudantes com deficiência nos JERGS é motivo de orgulho. Cada prova, cada partida, cada quilômetro percorrido simboliza não só um avanço esportivo, mas também uma vitória da inclusão e da escola pública de qualidade”, destaca a Coordenadora da Educação Inclusiva, da Secretaria Municipal de Educação, Professora Andreia Ceron.
Com etapas que percorrem desde o âmbito municipal e regional até a fase final estadual, os JERGS reúnem milhares de estudantes gaúchos em modalidades como futsal, handebol, voleibol, basquete, xadrez, bocha paralímpica, entre outras. No atletismo, os estudantes com deficiência participam de provas adaptadas de corrida, salto e arremesso, respeitando as classificações e necessidades específicas de cada um.
Mais do que medalhas, os JERGS representam um espaço de troca, crescimento e fortalecimento do espírito esportivo. A ampliação das modalidades adaptadas é um sinal de que a escola e o esporte caminham juntos para garantir oportunidades para todos — e Erechim segue firme nesse propósito.
Por: SMGG Diretoria de Comunicação