Inaugurada usina de R$ 60 milhões

Guilherme Kessler, Alisson Minozzo, Iloir de Pauli, Odacir Klein, Alderi do Prado, Leocarlos Giradello, Nícola Linú e Alfeu Strapasson

A Usina Termelétrica São Sepé já é uma realidade. O empreendimento que recebeu investimento total de R$ 60 milhões foi inaugurado no dia 18, com a presença de cerca de 500 convidados.

A usina tem potência instalada de 8 MW com capacidade de gerar 56 milhões de kW/h/ano a partir da queima da casca de arroz. Por ano as arrozeiras devem entregar 70 mil toneladas de casca provenientes de oito municípios da região de São Sepé

O empreendimento tem como acionistas as cooperativas Creral de Erechim e Ceriluz de Ijuí, e mais as empresas: Erechim Energia, BR Energia de Porto Alegre, Minozzo Participações de Nova Prata e Energia 203 de Santa Maria.

As autorizações para entrada em teste e de conexão ao sistema interligado nacional já foram emitidas pela Aneel e pelo ONS (Operador Nacional do Sistema).  A Licença de operação também foi emitida pela Fepam, o que possibilita a entrada em operação comercial a partir de 1° de janeiro de 2019.

Solenidade

Dois momentos marcaram a entrega oficial do empreendimento em São Sepé. Primeiro, autoridades, associados, empresários e convidados visitaram as instalações da usina, após foi feito o descerramento da fita inaugural. Depois, a confraternização aconteceu no CTG Índio Sepé.

Em um breve histórico o diretor-presidente da Creral, Alderi do Prado, enfatizou a parceria desde as primeiras reuniões, em 2013, as fases do projeto e da construção. Em nome dos investidores Alderi, agradeceu a receptividade dos empresários das arrozeiras que acreditaram e assumiram o compromisso em fornecer a casca de arroz, e também agradeceu o apoio do prefeito Leocarlos Girardello que não mediu esforços para que a termelétrica fosse instalada no município. “Quem ganha com isso é São Sepé e região, pois além de gerar emprego e dar um destino correto a casca de arroz, a energia gerada pela usina vai ser consumida localmente, ampliando a oferta de energia e podendo atrair novos investimentos”, concluiu.

Representando o governo do estado, o secretario da agricultura e pecuária, Odacir Klein, fez a entrega da Licença de Operação (LO).

 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS