Inauguração da capela São Mateus do Bairro Agrícola II

Em sua última visita a comunidades na Diocese de Erexim, antes de partir para a de Caxias do Sul, Dom José esteve no Bairro Agrícola II da Paróquia N. Sra. da Salete na cidade de Erechim, onde presidiu missa de inauguração da capela São Mateus, com a dedicação do seu altar, acompanhado do Pároco, Pe. André Ricardo Lopes, na manhã deste primeiro domingo de setembro, mês da Bíblia.

A celebração festiva foi precedida por um tríduo preparatório. No primeiro dia, a celebração foi animada pela comunidade Santa Bárbara do Loteamento Cotrel e presidida pelo Pe. Gladir Giacomel. A celebração teve como tema “a exemplo de São Mateus, testemunhas da fé nas famílias”. Nela houve a bênção de São Mateus. A celebração do segundo dia teve a animação da comunidade N. Sra. Consolata do Bairro Koller e foi presidida pelo Giovani Momo, com o tema “através do ensinamento de São Mateus, construtores da paz e da justiça”. Nesse dia, houve a entrega do Pai Nosso aos catequizandos. No terceiro dia, a celebração foi presidida pelo Pároco, Pe. André, com a animação da equipe da sede paroquial. O tema foi “com São Mateus, aproximar-se de  Cristo”.

O rito da dedicação do altar consta da ladainha de todos os santos, unção do altar com óleo do crisma, colocação da tocha com incenso sobre ele, incensação, revestimento com as toalhas da celebração, ornamentação com flores, colocação das velas e da cruz ao seu lado.

Alguns dados históricos do Bairro: Em 1998, começou a abertura de ruas para um novo Bairro na cidade, denominado Agrícola II, assim chamado por estar, como o outro Bairro Agrícola, na proximidade do Patronato Agrícola São José.

Em 1999, os primeiros moradores passaram a residir no Bairro, felizes por possuírem sua casa própria. Sendo pessoas de fé, se organizaram para realizar encontros de oração. Naquele ano, foi celebrada a primeira missa na localidade e escolhidas as primeiras zeladoras de capelinha, algumas das quais continuam até hoje. Em 2000, foi iniciada a catequese de crianças para a primeira eucaristia e crisma. Constatando-se que jovens e adultos não haviam celebrado esses sacramentos, iniciou-se a catequese de adultos também. Em 2002, o Bairro recebeu a primeira visita do Bispo Dom Girônimo Zanandréa.

Com a dedicação de lideranças, foi construída a sede dos moradores do Bairro, que passou ser utilizada para as atividades religiosas.

A comunidade foi se organizando sempre mais. Com o acompanhamento do Pároco, Pe. Luiz Warken, adquiriu terreno para a construção da igreja, projetada para ter salão no subsolo. Na primeira fase da obra, foi construído o salão que serviu de local de celebrações litúrgicas e de promoções festivas. Numa segunda fase, a comunidade concluiu a construção com o espaço para a igreja que agora foi inaugurada.

O nome da igreja, São Mateus, se deve ao fato de que em 2005, faleceu a primeira criança do Bairro, que tinha por nome Mateus.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS