ICBA Erechim inicia exibição do primeiro episódio do projeto “Cultura de Raiz: Saberes, fazeres e memórias da nossa gente”

Na próxima segunda-feira, dia 14/03, às 19 horas, será exibido o primeiro episódio do Projeto “Cultura de Raiz: Saberes, Fazeres e Memórias da nossa Gente” idealizado pelo ICBA – Instituto Cultural Bota Amarela de Erechim e viabilizado através do financiamento do Governo Municipal de Erechim / Secretaria Municipal de Cultura e Esporte, através do FAACE- Fundo de Apoio as Artes e a Cultura de Erechim.

O projeto, que teve início de sua produção no mês de novembro de 2021,  consiste na produção de uma websérie com o objetivo de registrar, relembrar e preservar experiências de vida, traduzidas em saberes e fazeres tradicionais, que estão se perdendo com o tempo. Serão 10 episódios, disponibilizados semanalmente no canal do youtube do ICBA e divulgados em suas redes sociais, com acesso gratuito.

Em cada episódio uma pessoa de vivência longínqua da comunidade nos trará, através de suas narrativas, uma história de vida, uma profissão que não existe mais, um saber ou fazer que está se perdendo com o tempo, um conto, um acontecimento, registrados em suas memórias e em suas lembranças.

Queremos percorrer o tempo e o espaço com um olhar humano e sensível e possibilitar com este projeto a troca compartilhada que os mais velhos podem expressar em suas falas, o encontro de lembranças existentes, promovendo a preservação e conservação de memórias tão ricas que podem auxiliar a formar novas gerações com um sentimento de pertencimento, aguçando seus olhos e ouvidos para outras realidades, através do conhecimento da história de cidadãos Erechinenses que marcaram seu tempo.” explica a presidente do ICBA, Tatiana Santin.

O primeiro episódio terá como personagem o Sr. Ireno Wojciekowski que apresentará suas memórias sobre sua paixão pela música, suas vivências e lembranças de quando com sua banda animava bailes de diferentes estilos musicais pelo sul do Brasil e de como sua trajetória o levou a deixar os palcos e criar um dos primeiros estúdios de gravação da região.

Para acompanhar esta e outras 09 histórias, basta acessar o canal do youtube do ICBA ou seguir o perfil no Instagram https://www.instagram.com/icbaerechim

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS