Cai drasticamente a contratação de estrangeiros por empresas erechinenses
O grande número de oferta de oportunidades de trabalho em Erechim vem de longa data e parece crescer a cada dia. O fato chamou a atenção de todo o estado no final de 2023, quando o município ficou atrás apenas da capital, Porto Alegre, no quesito “vagas de emprego”.
Com o crescimento de oportunidades e facilidades para empreender e constituir uma empresa no formato de Microempreendedor Individual (MEI), muitos colaboradores descontentes com salários ou condições de trabalho migraram do emprego formal conforme a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), para formalizar uma empresa e ser dono do próprio negócio, aumentando ainda mais a demanda por mão de obra.
A falta de colaboradores na região fez com que algumas empresas buscassem suprir esta demanda apostando na seleção e contratação de estrangeiros. Algumas delas, deslocavam-se até a fronteira com a Venezuela para realizar o recrutamento e trazer os novos colaboradores.
Em 2023 foram 860 estrangeiros contratados formalmente em Erechim. E o início de 2024 parecia que este número seria facilmente superado, pois logo nos dois primeiros meses foram 304 novas contratações (126 em janeiro e 178 em fevereiro).
Porém, esta tendência crescente foi desfeita em março e abril. Além de uma queda brusca no saldo de estrangeiros contratados, ela foi registrada em dois meses consecutivos. Em março o saldo foi de 52 e em abril caiu para 24 Segundo menor número da série). O saldo acumulado de 2024 é de 380 novas contratações.
O gráfico abaixo mostra a evolução do número de estrangeiros contratados em Erechim, desde janeiro de 2023.