Na manhã do último sábado (15), a reportagem da Rádio Cultura e Jornal Boa Vista esteve acompanhando a entrega oficial do novo Centro de Diagnóstico por Imagem do Hospital Santa Terezinha.
O espaço proporciona um melhor acolhimento aos pacientes e maior agilidade no diagnóstico, uma vez que o novo aparelho de Raio X é totalmente digital.
Na oportunidade nossa reportagem realizou várias entrevistas com pessoas envolvidas no dia-a-dia deste setor e também com o prefeito de Erechim.
As funcionárias Julia e Jucimara já estão trabalhando com o novo aparelho e para elas é uma satisfação acolher os pacientes neste novo espaço:
Julia: “Os pacientes são muito bem acolhidos, com amor e carinho, e agora temos uma inovação que possibilita a atender todos em tempo real, sem a necessidade de ficar esperando.”
Jucimara: “Este novo aparelho, 100% digital só vem para agregar e melhor atender os pacientes.”
O diretor do hospital, Jacson Arpini também falou: “Importante ressaltar que esta é uma obra realizada em parceria com a câmara de vereadores, que disponibilizou os recursos necessários para a concretização de um projeto. Em 2022, somente neste setor, foram realizados mais de 83 mil exames. Comparativamente, em 2023, este número já é 16% maior. Todas as melhorias feitas buscam qualificar o atendimento e aumentar a capacidade resolutiva, em pouco tempo teremos todos os serviços deste setor 100% digitais.”
Já o prefeito Paulo Polis trouxe os números, enfatizando que eles representam um grandioso plano de saúde para a população de Erechim e de toda a região: “De Junho de 2022 a junho 2023 foram realizadas mais de 9,4 mil cirurgias, 2,5 mil consultas especializadas, 78 mil pessoas atendidas no pronto socorro, 85 mil pessoas fizeram exames no CDI. No total 715 mil exames foram feitos aqui no Santa Terezinha em apenas um ano. Aqui trabalham mais de 700 funcionários, são 200 médicos e centenas de vidas mensalmente tratadas e recuperadas.”
E completou: “Este é o maior plano de saúde do estado do Rio Grande do Sul, O Santa é o hospital mais resolutivo do estado. 70% das pessoas tem no SUS como o seu plano de saúde e ele precisa dar uma resposta positiva para a população e por isso é necessário colocar recurso público aqui.”