A Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim (FHSTE) informa que inicia esse ano com mais uma excelente notícia, anunciando oficialmente a realização, a partir deste ano, da irradiação de hemocomponentes.
Conforme explica o diretor Executivo do Hospital, Rafael Ayub, esse procedimento consiste em expor os hemocomponentes a Raios X, através de um acelerador linear de partículas, capaz de inativar os linfócitos T presentes no sangue do doador. “Na prática, isso impede que esses linfócitos ataquem os tecidos do receptor. A irradiação reduz a viabilidade destes linfócitos sem comprometer a funcionalidade das hemácias ou plaquetas”, disse.
A irradiação de hemocomponentes é um processo utilizado para prevenir a doença do enxerto contra o hospedeiro associada a transfusão sanguínea (DECH-AT), uma complicação rara, porém fatal que pode ocorrer após as transfusões.
As principais indicações desse procedimento são:
– Transplantados (como transplantes de medula óssea, transplante renal entre outros);
– Pacientes oncológicos em quimioterapia;
– Recém nascidos na UTI neonatal;
– Pacientes em uso de medicações imunossupressoras;
– Imunodeficiências.
“Os hemocomponentes oriundos do Banco de Sangue de Erechim serão selecionados e encaminhados ao setor de Radioterapia da FHSTE, assim, administrando-se a dose protocolar de irradiação de Hemocomponentes, mediante ao setup pré-definido e validado por etiquetas indicadoras de dose, logo reencaminhados a Agência Transfusional onde serão destinados aos receptores mediante avaliação criteriosa e prescrição da hemoterapeuta responsável”, explica o físico Flávio de Lima Cardoso.
A Agência Transfusional gerencia, realiza provas transfusionais, distribui os hemocomponentes, além de ser responsável por toda a rastreabilidade documental do ciclo do sangue para a FHSTE, sendo também contingência noturna dos demais hospitais de nossa cidade.
“Foi necessário um trabalho minucioso de uma equipe multidisciplinar, composta por médica hemoterapeuta, bioquímica e físico médico da instituição para a validação da técnica na obtenção dos resultados satisfatórios e que garantissem a qualidade em todo o processo da irradiação”, ressalta a bioquímica responsável técnica da Agência Transfusional da FHSTE, Thanise Mallmann Serraglio.
“Com muito orgulho e dedicação continuamos melhorando os serviços em saúde na nossa região. Hoje, a nossa Agência dispõe de hemocomponentes desleucocitados, irradiados e fenotipados, para atender necessidades específicas de cada paciente, isto é um avanço na medicina transfusional de Erechim e fico muito grata de fazer parte desta conquista”, relata médica Hemoterapeuta responsável, Carolina Fusinato Molin.
Por: SMGG Diretoria de Comunicação