Hospital Santa Terezinha e acadêmicos da URI promovem Dia Mundial de Higienização das Mãos

Nesta segunda e terça-feira, a Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim (FHSTE) juntamente com acadêmicos dos cursos de Farmácia, Medicina e Biomedicina da URI Erechim promovem uma ação especial em alusão ao Dia Mundial de Higienização das Mãos (5 de maio), data instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para conscientizar sobre a importância desse simples, mas crucial, hábito na prevenção de infecções.

(Foto: Divulgação/URI)

A higienização correta das mãos é uma das medidas mais eficazes para reduzir a transmissão de doenças, especialmente em ambientes hospitalares e clínicos. Pensando nisso, os estudantes organizaram uma atividade interativa para demonstrar, na prática, como a técnica adequada faz toda a diferença.

A dinâmica consiste na aplicação de álcool gel com corante Neon em participantes voluntários — incluindo funcionários, médicos, alunos e pacientes —, que são orientados a higienizar as mãos como de costume. Em seguida, com o auxílio de uma caixa de luz negra, é possível visualizar a distribuição do produto, revelando áreas que muitas vezes são negligenciadas durante a lavagem.

A partir dessa demonstração, os acadêmicos explicam os passos corretos para uma higienização completa, seguindo as recomendações da OMS, e reforçam como esse cuidado pode salvar vidas, principalmente em unidades de saúde. A iniciativa não só celebra a data, mas também reforça o compromisso desses futuros profissionais com a segurança e o bem-estar coletivo.

Os acadêmicos são acompanhados pela professora Mariluce da Rocha Jaskulski e pela enfermeira responsável pelo Serviço de Controle de Infecções da FHSTE Juliane Miorando Bortolotto.

Por: SMGG Diretoria de Comunicação

 

Você pode gostar também

  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS