Na manhã de sexta-feira (14), a Rádio Cultura e o Jornal Boa Vista entrevistaram o diretor do Hospital Santa Terezinha de Erechim, Rafael Ayub. Entre os assuntos discutidos, destacou-se a iminente certificação do hospital como Hospital Escola.
Todos reconhecem a importância do Hospital Santa Terezinha para a comunidade local, especialmente como um centro de ensino para acadêmicos de medicina e residentes médicos. Agora, o hospital está prestes a dar um passo significativo, aguardando apenas a certificação dos Ministérios da Educação (MEC) e da Saúde para se tornar oficialmente um Hospital Escola.
“Na quinta-feira tivemos a visita dos avaliadores do MEC, que vieram avaliar a estrutura da universidade e do hospital. Mostramos que temos capacidade para a formação profissional aqui. Em relação ao título de Hospital Escola, faltava ainda uma regulamentação por parte do Ministério da Saúde, e na última vez que estivemos em Brasília, tivemos a graça e a satisfação de saber que agora em julho deve estar regularizado. Provavelmente, ainda em agosto, conseguiremos buscar essa certificação como Hospital Escola”, explicou Ayub.
Quando questionado sobre a possibilidade de mais recursos financeiros com a certificação, Ayub respondeu: “Hoje em dia, não tanto pelo título de Hospital Escola. Geralmente, havia um financiamento via MEC. Hoje, o que o governo federal fez foi criar uma autarquia que gerencia os hospitais federais. Esses, sim, ainda recebem bastante recurso, como vemos no Hospital de Clínicas e no Hospital Conceição em Porto Alegre, e no Hospital de Santa Maria, da Universidade Federal. Não há certeza de que a certificação trará mais recursos do governo federal, mas abre outras portas e possibilidades de convênios e relações com outras instituições, o que também pode melhorar.”
Ayub finalizou expressando sua confiança de que até o final de julho, início de agosto, o hospital terá a certificação finalizada, trazendo maior segurança e perspectivas de desenvolvimento para a instituição e a comunidade que ela serve.