Hospital Santa Terezinha apresenta indicadores para a AMAU

Na tarde desta segunda-feira (28) foi realizada a Assembleia Geral da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (AMAU), com vários assuntos em pauta, entre eles, uma apresentação da Fundação Hospitalar Santa Terezinha (FHSTE).

Na oportunidade, os diretores Executivo e Administrativo, Jackson Arpini e Márcio Pires fizeram as considerações iniciais, levando em conta que os municípios da área da abrangência da associação mantêm contatos com o hospital de referência no Sistema Único de Saúde (SUS) e a data base da renovação é o mês abril do corrente ano.

Para subsidiar a proposição, foram apresentados vários indicadores, gráficos e tabelas com os números de internações de janeiro de 2021 até fevereiro de 2022, cirurgias realizadas no mesmo período e atendimentos no Pronto Socorro. Também foram apresentados ao colegiado de prefeitos os atendimentos radioterapia, oncologia, hemodiálise e outros, num paralelo de ocupação do sistema entre a cidade de Erechim e os demais municípios, o que configura que a instituição tem uma abrangência regional.

Aproveitando a saída do cargo, que finda no dia 31 de março, Arpini destacou as conquistas coletivas que foram edificadas com o aval da AMAU, no sentido de minimizar os indicadores represados em virtude dos anos pandêmicos e fez uma apresentação dos avanços alcançados neste período, desde agosto de 2021, período em que esteve à frente da instituição a convite do prefeito Paulo Polis, que também enalteceu a relevância das parcerias com a região.

Por fim, apresentou que estão prospectados no planejamento estratégico da Casa de Saúde/SUS, 30 demandas/obras a curto e médio prazo, de pequena, média e grande monta, como por exemplo a obra do novo complexo de UTIs, no valor de mais de R$ 5 milhões. Ainda, mencionou que algumas demandas foram efetivadas, outras estão em fase de conclusão e outras em obras, bem como algumas em finalização de projetos, mas todas com os recursos assegurados.

Arpini colocou que as obras planejadas estão orçadas em aproximadamente R$ 16 milhões, através de planos de trabalhos apresentado ao Estado, parcerias com a Câmara Municipal de Vereadores de Erechim, municípios da região, iniciativa privada através de parcerias, como é o caso da usina fotovoltaica em parceria com a RGE

Por fim, detalhou que nas conquistas coletivas todos assentam um tijolo o que torna a obra uma grande edificação. “É o caso do nosso Santa”, disse.

A proposta de reajuste apresentada foi o IGPM, mas a deliberação foi de que os prefeitos e suas equipes farão uma análise para apresentar um indicador de consenso.

Por Assessoria de Comunicação 
Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS