Hospital de Caridade inicia reforma e ampliação da UTI Adulto

Com foco no bem-estar do paciente, obra aumentará em 20% a capacidade de atendimento da Unidade

Dirson Ferreira Pedrozo tem uma vida simples ao lado da esposa, Terezinha, em Campinas do Sul, a 42 km de Erechim. Proprietário do que chama de um ‘laboratório de informática’, onde faz consertos de PC´s e  trabalhos do tipo, ele confessa jamais ter pensado que precisaria de um hospital para manter-se vivo. A queda de uma altura de cerca de 2 metros, quando podava a árvore de seu quintal, no entanto, provou que estava errado.

Depois de sofrer trauma craniano e hemorragia pulmonar, Dirson passou 20 dias na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital de Caridade de Erechim, sendo cinco deles sedado e desacordado. O caso era gravíssimo.

No entanto, Dirson superou os desafios.

Apesar de ainda apresentar falhas na memória – não lembra como fazia para arrumar os computadores, nem entende porque começou a escrever todas as palavras com letras maiúsculas – Dirson, após sua experiência no HC, assegura que de uma coisa jamais vai esquecer: o carinho com que foi tratado pelas equipes da UTI Adulto do Hospital.

“As equipes que me atenderam sempre foram atentas e dedicadas. Penso que fizeram mais do que precisavam. Eu via os demais pacientes entrando e saindo da UTI e as enfermeiras me diziam para ter calma que eu também iria para casa. O apoio deles, traduzido em cada olhar, sorriso ou aperto de mãos, me deu força para seguir em frente. Não tenho palavras para agradecer ao Hospital de Caridade”, resume Dirson – econômico em palavras, mas não em selfies. Foram mais de 20 tiradas com as equipes da UTI. “Quando chegar em casa, quero registrar tudo o que vivi no meu Facebook”, explica, para logo em seguida receber um olhar afetuoso da companheira, Terezinha com quem tem duas filhas.

Referência regional

É para oferecer este serviço de excelência com ainda mais qualidade, conforto e segurança ao paciente grave que o HC iniciou em maio – mês em que comemora 84 anos de atividades – as obras de reforma e ampliação da UTI Adulto.

A capacidade física da unidade passará de oito para dez leitos, recebendo ampliação de 140 m2, totalizando uma área de 540 m2. Para o setor tecnológico, já foram adquiridas novas camas, respiradores e monitores. No total, serão investidos em obras R$ 1 milhão, sendo metade deste montante do caixa do próprio hospital e o restante via emenda parlamentar.

Durante os 10 meses de obras, a fim de continuar oferecendo o serviço de UTI, duas estruturas foram adaptadas para receber, temporariamente, as UTIs Adulto e Neonatal, conforme explica a coordenadora da UTI Adulto, Maritânia Lisa Wittzinski.

“Ao realocarmos a UTI Adulto à área próxima à Unidade de Internação F e Maternidade, mantivemos os oito leitos existentes, além de toda a estrutura necessária, garantindo a continuidade do trabalho ao paciente e corpo clínico”, destaca Maritânia, para quem, quando a nova UTI do HC estiver concluída, se constituirá em referência regional.

A UTI Neonatal, com seis leitos, foi ambientada na Sala do Check Up HC, próxima à Pediatria. As duas UTIs receberam aprovação da Vigilância Sanitária para funcionamento.

O novo espaço

De acordo com o superintendente geral do HC, Claudiomiro Carus, a nova UTI foi planejada para oferecer mais eficiência e eficácia ao paciente grave, que necessita de internação em uma unidade de cuidados intensivos, sem esquecer de envolver, também, os familiares no processo de cura. “Essa é mais uma obra que se traduz em um investimento na área da saúde que representará, sobretudo, mais qualidade de atendimento e dos serviços prestados”, pontua Claudiomiro.

O médico plantonista da UTI Adulto, Paulo Dall Agnol, reforça as palavras do superintendente e lembra que a capacidade de se adaptar aos novos tempos, oferecendo conforto, segurança e agilidade ao paciente é marca do HC. “Ao longo dos anos, o Hospital se notabilizou por investir em qualificação da equipe e equipamentos; fruto disso, a demanda cresceu. A ampliação da UTI comprova este momento, e é muito bem-vinda”, finaliza Dall Agnol.

Dirson Ferreira Pedrozo, e todos os que jamais esperam precisar de um hospital, podem ter a certeza: caso a necessidade apareça, o HC estará de portas abertas aliando excelência, tecnologia e investimentos para salvar vidas.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS