Hospinorte realiza reunião no Hospital Beneficente São Leonardo de Três Arroios

Na quinta-feira, 22 de fevereiro, foi realizada a primeira reunião do ano da Hospinorte – Associação de Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Norte do Estado do Rio Grande do Sul. O encontro dos dirigentes e administradores de hospitais da região foi realizado, mais uma vez, de forma descentralizada, no Hospital Beneficente São Leonardo, em Três Arroios. Na pauta, assuntos referentes ao cronograma de treinamentos para 2018, novo Estatuto da Hospinorte, plano de trabalho da Associação para esse ano e assuntos gerais. A reunião foi coordenada pelo presidente da Associação, Claudiomiro Carus.

No primeiro momento, o presidente do Hospital São Leonardo, Roque Klein, deu as boas-vindas aos presentes e explanou sobre a história do hospital. Relatou que a comunidade é uma grande parceira no que tange a contribuição para a manutenção das atividades. Segundo ele, os tresarroienses não querem ficar sem o hospital, que atualmente opera com oito leitos. É grande o envolvimento da população nas promoções de arrecadação de recursos realizadas em prol do hospital, assim como há um grande número de contribuintes mensais.

Após a definição da programação de treinamentos que serão oferecidos pela Hospinorte para seus associados, o presidente Claudio Carus provocou a todos a definirem uma pauta específica para ser trabalhada pela entidade, neste ano de 2018. Entre as deliberações ficou acordado estabelecer um diálogo mais próximo com a 11ª Coordenadoria Regional de Saúde, visando construir um projeto macro acerca do papel de cada hospital da área de abrangência da 11ª CRS; buscar, também, junto à Coordenadoria a possibilidade de estabelecer  definição quanto ao financiamento da saúde e dos hospitais; estabelecer um diálogo com as instituições de ensino que formam profissionais na área da saúde para fortalecer ainda mais a parceria, visando a qualificação da formação dos acadêmicos; e criar um canal de comunicação entre a 11ª CRS e a Hospinorte, para que essa possa ser a interlocutora e centralizadora das informações entre seus associados e a Coordenadoria de Saúde.

 

HOSPITAL SÃO LEONARDO

Ao final da reunião, os presentes conheceram as instalações do Hospital Beneficente São Leonardo, fundado em 27 de fevereiro de 1949, por Emílio João Assoni, Domenico Demarco e João Zahner.O hospital é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos, e, como a maioria dos hospitais encontra dificuldades na continuidade da prestação dos serviços, uma vez que fazem saúde gratuita, visando aprimorar o atendimento e as necessidades de saúde da população tresarroiense. Os seus pacientes são a grande maioria idosos.

Atua prestando serviços de clínica médica, pediatria, ginecologia e consultas de cardiologia. Conta com laboratório de análises clínicas terceirizado, farmácia externa e possui um equipamento de ultrassonografia. Além do Sistema Único de Saúde, mantém convênios com a Prefeitura de Três Arroios, Unimed e IPE.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS