Hospinorte promove treinamento sobre cuidados com lesões de pele, curativos e ostomias

A Associação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Norte do Estado do Rio Grande do Sul promoveu, dia 30 de outubro, mais um treinamento para as equipes que atuam nos hospitais associados à entidade. Devido à demanda de pacientes em tratamento de lesões de pele de diversas etiologias, esse treinamento teve como foco aperfeiçoar conhecimentos técnicos na prevenção e tratamento de lesões de pele, curativos e ostomias.

A palestrante foi a enfermeira Solange Sobbis, da Comissão de Pele do Hospital de Caridade de Erechim. O treinamento foi realizado no Auditório do Centro Clínico do HC. Segundo ela, as feridas são um determinante de continuidade da hospitalização, pois prolongam o tempo de internação, aumentam os gastos hospitalares, podem promover o aumento no uso de antibióticos e, com isso, elevar os riscos de resistência bacteriana, além de prejuízos ao estado mental do indivíduo. “O cuidado específico no tratamento das feridas é a base no processo de cura, ou seja, para alcançar um desfecho positivo do tratamento do paciente devem ser considerados, de modo amplo, tanto o paciente quanto a ferida. Para isso, é necessária a qualificação do profissional que atua diretamente com os portadores de feridas, sendo que o conhecimento científico e os curativos modernos são essenciais neste processo”, disse.

A enfermeira apresentou as complicações nas lesões de pele e os desafios para a equipe de enfermagem, responsável pelos cuidados. Falou sobre anatomia e fisiologia da pele, o processo de cicatrização, a sistematização no cuidar de feridas e as novas tecnologias no tratamento. Solange também abordou as complicações nas lesões de pele, como fazer os curativos e os cuidados com a higiene do mesmo e apresentou os principais problemas causados pelas ostomias.

A profissional apresentou estudos de casos e sua evolução e demonstrou, na prática, algumas técnicas, assim como novos medicamentos para utilização em lesões de pele.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS