Horto Botânico da UHE Itá completa 32 anos

Fundado em 1986, o Horto Botânico do Consórcio Itá completa 32 anos nesta sexta-feira, dia 24. Importante na história da região, ele também tem papel fundamental na recuperação da faixa ciliar e reposição de espécies arbórea nativas após a construção da Usina Hidrelétrica Itá. No decorrer dos anos cerca de 14 mil visitantes já passaram pelo local. De acordo com o responsável técnico do Horto, Jusselei Edson Perin, além da questão ambiental e de reposição florestal, ele teve a função de arborizar a cidade nova de Itá e os núcleos relocados.

Perin, lembra que para os trabalhos de coleta de sementes para produção de mudas são escolhidas espécies nativas da região, coletadas em árvores matizes georreferenciadas, para ter variedade genética. “Tudo se coleta entre os 11 municípios abrangidos pelo reservatório. Atualmente são cultivadas mais de 120 espécies nativas”, aponta. A Grápia, Guabijú, Corticeira-da-Serra e Araucária são algumas das principais espécies encontradas na região e que são produzidas e replantadas nas áreas de preservação.

Atualmente além de Perin, outros quatro colaboradores trabalham no Horto, com destaque ao Francisco Ovande Miranda, técnico em meio ambiente. Chico, como é conhecido, trabalha no local desde a sua fundação e responsável pelo recebimento dos visitantes. No Horto, além das mudas, os visitantes podem conferir o mapa de matrizes georreferenciadas e visualizar os locais em que estão as árvores matrizes. “ Hoje temos mais de 1.007 árvores matrizes entre 111 espécies mapeadas ao longo do entorno do reservatório. ”, destaca Chico.

Destaca-se que já foram produzidas até final de 2017 mais de 2.709.018 mudas no Horto, sendo que 90% destas foram plantadas nas ações desenvolvidas pelo Consórcio Itá e aproximadamente 10% doadas para população lindeira.
Além do Horto, a Trilha do Serelepe faz parte do espaço, são dois os percursos possíveis sendo que um deles é com acessibilidade para pessoas com dificuldade de locomoção, cadeirantes e idosos. Os grupos interessados em realizar visitas e solicitar, devem fazer o agendamento prévio junto ao Centro de Divulgação Ambiental – CDA do Consórcio Itá, através da Linha Verde 0800 645 5800. As visitas são separadas em equipes de até 20 pessoas. O espaço fica aberto à visitação de segunda a sexta, das 07h30 às 12h e das 13h30 às 17h30, no sábado as visitas acontecem exclusivamente com agendamento prévio.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS