HC realiza Workshop sobre Higienização e Lavanderia Hospitalar

Com o objetivo de reforçar o cuidado, o bem-estar e favorecer a pronta recuperação do paciente, capacitando os profissionais envolvidos nos processos de higienização, lavanderia e enfermagem, o Hospital de Caridade de Erechim realizou nesta segunda-feira (10) Workshop sobre Higienização e Lavanderia Hospitalar.
A programação teve início com uma manifestação do administrador do HC, Éder Spitcza, seguida de palestras com convidados de Porto Alegre e Santa Maria. Ao final, foi entregue certificado de participação aos cerca de 80 inscritos – entre os quais, além dos colaboradores do Hospital de Caridade, destacam-se representantes da Hospinorte, bem como de instituições de saúde de Erechim e municípios da região.

O evento

A primeira palestra tratou do ‘Conceito de Higienização Profissional e Hotelaria’, sob os cuidados da enfermeira Elisabete Reinehr – que enfatizou a importância dos métodos adequados para o controle de infecções, com destaque à higienização das mãos e o uso das novas tecnologias, em substituição, por exemplo, a baldes e rodos.

Na sequência, coube à própria Elisabete participar do segundo painel, abordando o tema ‘Enxoval Hospitalar e Lavanderia’.

À tarde, a programação seguiu com a palestra: ‘Conceito de higienização profissional com a tecnologia da microfibra’, ministrada por Leandro Kuhn, também de Porto Alegre. Após coffee break e visita ao showroon, foi a vez de discutir ‘Técnicas de banho de leito’, com Márcio Ávila, de Santa Maria. A última atividade do dia, antes da entrega dos certificados, envolveu os presentes em um trabalho de grupo. 

Solidariedade

Organizado pelo Serviço de Higienização e Lavanderia e pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, a inscrição ao evento se deu mediante 1 kg de alimento não perecível, que será doado a entidades beneficentes parceiras do HC.

Saiba mais:

# No total, o Hospital de Caridade tem 31 colaboradores atuando no Serviço de Higienização do Hospital e 14 na Lavanderia. 100% desta força de trabalho é composta por mulheres.

# Os índices de infecção hospitalar registrados no Hospital de Caridade, conforme a responsável pelo Setor, Silvana Zago, estão bem abaixo do recomendável pelo Ministério da Saúde, atestando o compromisso da instituição com a segurança e o bem-estar do paciente – o que, nem por isso, diminui os esforços do HC em busca da excelência e da melhoria constante.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS