HC realiza palestra alusiva ao Dia Mundial do Coração

Evento reuniu estudantes, profissionais da saúde e comunidade no auditório do Centro Clínico do Hospital

Em alusão ao Dia Mundial do Coração, que será celebrado no próximo sábado, 29, o Hospital de Caridade de Erechim realizou nesta segunda-feira, 24, palestra com médico cardiologista Milton Serpa. Profissional com mais de 37 anos de formação, Serpa – que há cerca de duas semanas voltou do Congresso Europeu de Cardiologia, realizado em Munique, na Alemanha – deu uma verdadeira aula a respeito de diagnóstico das doenças cardiovasculares, cuidados preventivos para uma vida saudável, além de abordar os mais recentes avanços na área cardiológica.
Ao final da explanação, Serpa respondeu a questionamentos da plateia, em especial dos estudantes de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e Técnico de Enfermagem da URI presentes. A palestra foi organizada pelo Comitê de Eventos e Humanização do HC.
O que disse Serpa
‘O colesterol e as inflamações são as principais causas do infarto agudo do miocárdio. Em seguida, vem a hipertensão’.
‘É preciso que homens e mulheres fiquem de olho com a circunferência abdominal. Aquela barriguinha protuberante é um perigo. Nos homens da nossa região (descendência europeia) o ideal seria uma circunferência abaixo de 94 cm, com um máximo de 102 cm; nas mulheres, ideal de 80 cm e máximo de 88 cm”.
‘Tabagismo é fator de risco não apenas para o câncer de pulmão, mas também para as doenças do coração. Por isso, entre os objetivos da prevenção está não fumar. Além disso, é preciso manter um índice de massa corpórea entre 20 e 25; dieta com pouca gordura saturada e muitos produtos integrais, vegetais, frutas e peixes, e, pelo menos, 150 minutos de moderados exercícios físicos aeróbicos por semana’.
‘Nada supera uma alimentação de qualidade’.
‘As estatísticas e séries históricas mostram que a oncologia é uma das áreas que mais deve crescer na medicina. Isso se deve, em grande parte, ao trabalho dos cardiologistas, que estão mantendo as pessoas mais tempo vivas’.
Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS