Guaíba pode chegar à cota de alerta nesta sexta-feira
Sacos de areia e argila são colocados no Cais Mauá. O nível segue subindo, mas ainda está abaixo da cota de inundação, que é de 3 metros
Por volta das 13h30min desta sexta-feira, a régua de medição da altura do Guaíba no Cais Mauá indicava 2,29 metros. O nível segue subindo, mas ainda está abaixo da cota de inundação, que é de 3 metros. Caso o aumento persista, pode chegar ainda hoje à cota de alerta, que é de 2,30 metros. Com previsão de aumento do nível do corpo hídrico, a prefeitura de Porto Alegre já distribuiu sacos de areia e argila – as bags – que podem ser vistos em frente aos armazéns do Cais.
A prefeitura afirmou que, até o momento, os modelos consultados pelo município indicam que o lago “não atingirá a cota de inundação”. Porém, como prevenção, adotou medidas frente à possibilidade de elevação. O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) informou que revisou o sistema de proteção contra cheias, e que as equipes estão mobilizadas no monitoramento dos diques e condutos forçados.
Por: Correio do Povo