Grupos Temáticos do CODER avançam na Agenda de Ações Estratégicas Municipais com o objetivo de colaborarem com o PPA 2022-2025

Os primeiros resultados dos trabalhos dos Grupos Temáticos (GTs) do Conselho de Desenvolvimento de Erechim (CODER) já começam a ser conhecidos. Nesta quarta-feira, 28, no Polo de Cultura, respeitando todos os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19 – distanciamento, uso de máscaras e álcool em gel -, a Diretoria do CODER assistiu as apresentações de dois grupos: Saúde e Segurança e Segurança Social. Foi a conclusão da Fase 2 do projeto – visões, objetivos e ações, com importantes direcionamentos e priorizações apontados pela sociedade e que contribuirão com o Plano Plurianual 2022 -2025.

O encontro foi coordenado pelo presidente do CODER, Mario Cavaletti, e contou com a presença on-line dos consultores Sílvio Barros e Márcia Santin. Além dos coordenadores também estiveram presentes alguns integrantes de cada GT.

GT SAÚDE

O primeiro a se apresentar foi o GT Saúde, coordenado por Jackson Arpini e integrado por 10 entidades – Hospital de Caridade de Erechim, Fundação Hospitalar Santa Terezinha, Centro Hospitalar Santa Mônica, Hospital Unimed Erechim, Secretaria de Saúde de Erechim, Conselho Municipal de Saúde, URI – Campus Erechim, Banco de Sangue do Alto Uruguai, Amau – Associação de Municípios do Alto Uruguai e 11ª Coordenadoria Regional de Saúde – o GT Saúde elencou quatro objetivos, apresentando para cada um ações a serem implementadas.

Visão 2014: Erechim/RS, após iniciativas integradas e articuladas da esfera pública e privada, avançou na gestão, qualificação das ações e serviços de saúde e aumentou a sua capacidade resolutiva nos três níveis de atenção (primária, secundária e terciária), tornando-se um modelo de assistência em saúde.

Visão 2040: A cidade de Erechim/RS é considerada um Polo Regional de excelência em saúde pública e privada, e foi classificada entre os cinco melhores centros de saúde do Estado do Rio Grande do Sul, pelas ações inovadoras, sustentáveis, tecnológicas e de pesquisa.

GT SEGURANÇA SOCIAL

O segundo GT a se apresentar foi o de Segurança Social. As conclusões foram apresentadas por José Gelso Miola, Arlei Cavaletti e Valdecir Rill. O GT é integrado por 23 entidades e voluntários: Sindilojas Alto Uruguai Gaúcho, Consepro, Delegacia Regional da Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria Municipal de Assistência Social, Câmara de Vereadores, Fórum de Erechim, Rotary Club Erechim Boa Vista, Lions Clube Cinquentenário 13° BPM, CDL Erechim, Delegacia de Polícia, Diretoria de Trânsito de Erechim e Presídio de Erechim.

Eles definiram como Visão para 2024: “Com ações inovadoras na área de ação social e contribuição efetiva do Poder Público na reestruturação dos órgãos de segurança pública que atuam no município, Erechim obteve destaque no Estado do RS e foi reconhecida pelo governo estadual.”

E Visão 2040: “Após duas décadas de intensa mobilização da sociedade civil organizada, em conjunto com o Poder Público municipal, com o respaldo do governo Estadual e total engajamento das forças de segurança pública e proteção social, Erechim destaca-se nacionalmente, como uma das melhores e mais seguras cidades do Sul do Brasil.”

O GT definiu três grandes objetivos e as ações a serem implementadas. Também já trouxeram algumas atividades que estão em prática e que já resultam em exemplos positivos como o Projeto Sentinela, Programa Novo Rumo de Georreferenciamento e o Programa

Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). Todas essas ações são desenvolvidas em parceria com diversas entidades, atendendo a um dos princípios do Coder que é a integração entre as instituições de Erechim visando um trabalho coletivo e único, sem sobreposição de atividades.

Os dois grupos receberam sugestões e dicas de boas práticas nas duas temáticas dos consultores que poderão enriquecer as ações e os parabéns pela grandiosidade e complexidade das duas apresentações.

Por Assessoria de Comunicação 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS