Grupo Melhor Viver de Erechim realiza caminhada e atividades ao ar livre no Parque do Arvoredo
As atividades ao ar livre são realizadas pelo grupo todas as sextas-feiras, sendo este um momento muito aguardado pelos participantes.
O grupo Melhor Viver, formado por idosos que integram o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Assistência Social de Erechim, vivenciou uma experiência especial nesta sexta-feira (28). Integrantes do grupo, que fazem parte do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS II), localizado no bairro Linho, participaram de uma caminhada pelas dependências do Parque do Arvoredo e realizaram uma sessão de alongamento, acompanhados pela coordenadora do CRAS, Elizabete Machado, e pelo educador físico Renan Kanha.
As atividades ao ar livre são realizadas pelo grupo todas as sextas-feiras, sendo este um momento muito aguardado pelos participantes. A escolha do Parque Arvoredo, aberto ao público na semana passada, pela Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, foi uma ótima oportunidade para os idosos conhecerem o novo espaço público da cidade, repleto de paisagismo, áreas para lazer e estrutura adequada para caminhadas e práticas esportivas.

Durante a atividade, um dos momentos mais marcantes foi a presença de Maria Tomazzi Robleski, uma participante de 92 anos de idade, que se mostrou encantada com a possibilidade de conhecer o parque e realizar as atividades propostas. Acompanhada de sua filha, Clarice Dalagreve, Maria relatou a alegria de poder participar das atividades do CRAS, que considera uma importante distração e uma contribuição significativa para sua saúde. “Eu me sinto muito bem e entusiasmada em poder participar dessas atividades. Isso tem sido ótimo para mim, tanto como distração quanto para a minha saúde”, comentou Maria, visivelmente animada.

Outro exemplo inspirador é o de Ignes Longo, de 73 anos, que também participa das atividades do grupo. Durante a pandemia da COVID-19, Ignes passou muito tempo em casa e, após o período de isolamento, sentiu a necessidade de estar mais ativa. Foi então que decidiu ingressar nas atividades do CRAS. “Depois da pandemia, senti que precisava me mexer mais. Quando comecei a participar das atividades do CRAS, foi um grande incentivo para a minha saúde. Hoje, não deixo mais de ir”, afirmou Ignes, que também estava radiante com o passeio e a vivência no parque.
O secretário adjunto de Assistência Social, Paulo Jeremias dos Santos, ouviu as histórias e percepções dos idosos participantes. “Foi muito gratificante acompanhar o entusiasmo e a alegria de todos. As atividades ao ar livre são essenciais para o bem-estar dos nossos idosos, e o Parque Arvoredo é um excelente espaço para essas experiências”, afirmou.
O Grupo Melhor Viver segue com suas atividades regulares no CRAS ll, onde se reúne três vezes por semana. A cada sexta-feira, os participantes podem desfrutar de momentos de socialização, saúde e bem-estar ao ar livre, que têm se mostrado fundamentais para o fortalecimento dos vínculos entre eles e para a promoção de qualidade de vida.
Por: SMGG Diretoria de Comunicação