O Grupo Folclórico Polonês Jupem, de Erechim, está se preparando para celebrar seus 57 anos em maio de 2025 com uma série de eventos especiais. O presidente do grupo, Jeison Lipinharski, destacou a importância dessa trajetória e os planos para o futuro. A vice-presidente, Rosemari Bielski, ressaltou que o Jupem tem uma história marcante e que a dedicação de seus integrantes é fundamental para manter viva essa tradição.
Lipinharski, que cresceu dentro do grupo, falou sobre as oportunidades que o Jupem proporcionou em sua vida, como intercâmbios culturais, viagens, aprendizados e amizades que permanecem até hoje. “Muitas famílias já se formaram dentro do grupo. Mães, filhas, netas e netos dançaram e continuam dançando, mantendo viva essa história de mais de meio século”, afirmou.
Nesta segunda-feira (10), as atividades do grupo foram retomadas com os elencos, em uma preparação intensa para os próximos eventos. Lipinharski explicou que, embora alguns anos tenham mais eventos que outros, a dedicação à excelência artística é constante. “A preparação é contínua para manter o alto padrão que construímos ao longo desses anos”, disse. Para 2025, o grupo já tem uma agenda cheia, com algumas surpresas planejadas.
31º Espetáculo da Primavera
Em 2025, o Jupem realizará a 31ª edição do Espetáculo da Primavera, tradição que acontece desde 1981. O evento, que é exclusivo para o público de Erechim, é um dos mais aguardados do calendário cultural da cidade. O grupo mantém atualmente quatro elencos: infantil, mirim, juvenil e adulto. Além disso, neste ano, uma novidade será a formação de um grupo de casais, composto principalmente por pais dos dançarinos.
150 anos da imigração polonesa
Jeison Lipinharski destacou que os 150 anos da imigração polonesa são um marco especial para o grupo. Todas as atividades de 2025 estarão voltadas para essa celebração. A primeira delas será o aniversário do Jupem, a ser comemorado no próximo dia 6 de maio, com um evento especial para marcar a data. Em setembro, ocorrerá o tradicional Espetáculo da Primavera, e, em 9 de novembro, o grupo receberá a visita de um conjunto folclórico da Polônia, acompanhado do renomado coreógrafo Janusz Chojecki.
Chojecki, que já trabalhou com o Jupem em Erechim, é um profissional de destaque internacional e ex-diretor do Conjunto de Canto e Danças da Universidade Politécnica de Varsóvia. Além desses eventos, o grupo ainda participará de festivais ao longo do ano, completando uma agenda repleta de atividades culturais.
Por: Edson Machado da Silva