Grupo Encanto das Begônias visita roteiro turístico rural Caminhos da Volta Grande em Marcelino Ramos

O grupo Encanto das Begônias, composto por mulheres de diversas comunidades rurais de Erebango, visitou o roteiro turístico rural Caminhos da Volta Grande, integrado por três propriedades, em Marcelino Ramos, na quarta-feira (22/11). Este foi o primeiro grupo de fora do município a fazer o roteiro. O grupo esteve acompanhado da extensionista do Escritório Municipal de Erebango, Doriane Damin. A visita começou com uma benção no Santuário Salette pelo padre Virgílio Dallagnol que também repassou informações sobre a história de Nossa Senhora da Salette, sendo este um dos principais pontos turísticos religiosos de Marcelino Ramos.

O passeio iniciou no Sitio Chuleado, da família Weckwerth, conduzido pelo filho Carlos, com almoço à base de tilápias, criadas num açude na propriedade, um dos atrativos oferecidos na local, onde o turista também poderá pescar. A atividade foi acompanhada pela equipe do Escritório Municipal de Marcelino Ramos, integrada por Ivete Bohm Kuhn, Antonio Pandolfo e Dalva Salette da Costa. No local, além da gastronomia à base de peixe, os visitantes podem desfrutar do paisagismo rural e dos encantos da propriedade às margens do Lago Rio Uruguai. No sítio também são comercializadas plantas ornamentais e produtos das agroindústrias familiares. Carlos agradeceu a destacou o incentivo e trabalho da Emater/RS-Ascar na propriedade.

Seguindo o roteiro, o grupo visitou a propriedade da família Hoscharuck, onde o grupo foi recepcionado pela produtora Zenaide. Em ambiente com ajardinamento, com as mais diversas espécies de flores e horto medicinal, a família mostrou a potencialidade da propriedade. Além do ajardinamento, a propriedade trabalha com fruticultura com pomares de mais de 10 variedades de frutas. No local é oferecido café colonial e disponibilizado produtos como queijos, shimmies, pães, cucas e bolachas, entre muitos.

O roteiro foi concluído na propriedade da família Zago, onde os visitantes foram recebidos pelo casal Modesto e Tomazia. Em cada jardim, espaço com flores, com belezas naturais, como o Rio Engenho Velho, que passa pela propriedade, tudo encantava os visitantes. “Eu amo flores e elas gostam muito de mim”, disse Tomazia. Ela contou que um dia parou para catalogar, mas eram tantas espécies que acabou desistindo. “Mas um dia ainda faço”, mostrando muita disposição aos 70 anos. Tomazia acredita que tenha mais de 200 espécies de flores plantadas e cultivadas na propriedade.

O roteiro também tem acesso pelo lago do Rio Uruguai, a 10 minutos do trapiche do lago do Balneário das Águas Termais. Em cada propriedade, a extensionista do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Erebango, Doriane Damin, agradeceu a recepção em nome do grupo e parabenizou a propriedade por proporcionar turismo rural de qualidade que também poderá ser desenvolvido em Erebango e os convidou para conhecer Erebango que está já tem algumas propriedades com turismo rural. Nas três propriedades, os visitantes levaram mudas de flores e também adquiram produtos coloniais.

A extensionista do Escritório Municipal de Marcelino Ramos, Ivete Bohm kuhn, lembrou que foi pensando no potencial turístico de Marcelino Ramos e na valorização das propriedades que se destacam pelas belezas naturais que há mais de oito anos o projeto pensado. “O roteiro Caminhos da Volta Grande é uma oportunidade de renda para as famílias e também visa gerar oportunidades para a permanência das famílias e dos jovens no meio rural”. A atividade também foi acompanhada pela assistente técnica regional social, Nádia da Rosa.

O turismo rural incentivado pela Emater/RS-Ascar, com apoio da Prefeitura e das comunidades, visa integrar-se às demais opções de lazer que o município oferece, como as Águas Termais, o Santuário (Seminário de Nossa Senhora da Salette), o Trem Maria Fumaça, o Quinto Rancho, o Parque Natural Municipal Mata do Rio Uruguai Teixeira Soares, bem como a rede hoteleira.

 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS