Grupo de leigos projeta constituição do Conselho Diocesano do Laicato

 

Em segunda reunião deste ano, 25 leigos representantes das paróquias, deram continuidade ao processo de organização do laicato da Diocese de Erexim, na manhã deste sábado, 25/5, no Centro de Pastoral.

Inicialmente, o Bispo dirigiu ao grupo palavras de encorajamento e de gratidão por seu trabalho. Falou da recente Assembleia Geral da CNBB que aprovou as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, inspiradas nas comunidades primitivas, tendo 4 pilares, a Palavra, o Pão, a Caridade e a Missão.  A partir dessas Diretrizes, o Regional Sul 3 da CNBB, em sua assembleia da ação evangelizadora no início de junho, definirá suas prioridades. Mencionou também o Mês Missionário Extraordinário, estabelecido pelo Papa Francisco para outubro deste ano, quando também será realizada a Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a Pan-Amazônia, em Roma. Enfatizou a importância de os leigos assumirem seu protagonismo.

Em seguida, Paulo Fassina, apresentou alguns aspectos sobre a formação do Conselho de Leigos bem como algumas indicações para seu estatuto, dentro da realidade diocesana, com representatividade das Paróquias e das Áreas Pastorais.

Na próxima reunião, dia 27 de julho, o grupo continuará a refletir sobre a formação e a composição do Conselho Diocesano de Leigos e de Leigas.

Ao final, Pe. Maicon Malacarne, Coordenador Diocesano de Pastoral, falou sobre o processo de preparação da 14ª Assembleia Diocesana, estimulando os leigos a participarem ativamente nas pré-assembleias nas paróquias.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS