Grupo de estudos em Educação Olímpica da URI tem trabalho publicado em Portugal

O projeto sobre Educação Olímpica, desenvolvido na URI, ganha nova repercussão mundial. O trabalho acaba de ser publicado pelo livro Olimpismo e Paz, editado este mês, em Lisboa, Portugal.

A participação na obra é através do artigo “Educação Olímpica, Esporte e Paz: ferramentas de ensino-aprendizagem para o desenvolvimento da coordenação motora em escolares”, que tem como autores Maiara Gabriela Maciel Rufato, Camila Tomicki, Bruno Felipe Assoni Faleiro, Edenir Serafini e José Luis Dalla Costa.

A publicação foi concluída no fechamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. A obra foi organizada e editada por Leonardo José Mataruna Dos Santos e Tiago Viegas (Presidente da Academia Olímpica de Portugal). O livro é composto por 28 artigos resultantes da investigação desenvolvida por 91 autores, ligados a 55 instituições acadêmicas ou centros de investigação, em quatro continentes.

Segundo o Presidente da Academia Olímpica de Portugal, Tiago Viegas, “este livro pode ser um espaço de reflexão privilegiado para os amantes destas temáticas e um ponto de partida para estudos mais aprofundados”.

Utilizando exclusivamente a língua portuguesa (tanto no padrão europeu como no brasileiro, consoante a autoria dos textos), os artigos apresentam sempre resumo também em inglês, permitindo aos leitores não familiarizados com o português ter ideia do assunto abordado.

O Presidente do Comitê Olímpico Pierre de Coubertin, professor Nelson Todt, cumprimentou os membros do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Olímpica da URI, ressaltando que “a divulgação do artigo em livro internacional só atesta o esforço e o crescimento de seus integrantes”.

A temática Educação Olímpica começou a ser desenvolvida na URI Erechim em março de 2009, por meio de acadêmicos e professores do Curso de Educação Física. O Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física/Estudos Olímpicos (GEPEF/EO) é formado por acadêmicos e professores do Curso e coordena as pesquisas em Estudos Olímpicos na Universidade e as ações provenientes deles.

Em janeiro de 2011, a Reitoria da URI aprovou a criação do Programa de Extensão em Educação Olímpica, constituído por subprogramas que são desenvolvidos anualmente, envolvendo alunos, acadêmicos, professores e a comunidade em geral. Todas as iniciativas relacionadas ao Programa introduzem questões e preocupações no que diz respeito ao ensino dos Valores Olímpicos: Respeito, Amizade e Excelência.

Por Assessoria de Comunicação 

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS