O surgimento da gripe aviária levou à suspensão da importação de carne de aves por mais de 40 países, o que deverá causar um prejuízo significativo para os agricultores e muitos municípios da região do Alto Uruguai. Apesar das declarações de que as exportações poderiam ser retomadas em 30 dias, o processo completo — desde o alojamento de pintos até a entrega dos produtos — deve levar 90 dias.
A situação se agrava pelo fato de que a maioria dos aviários é financiados e possui prestações a serem pagas, gerando um novo desafio para os produtores rurais. A economia de municípios como Barra do Rio Azul e outros que dependem da criação de frangos será severamente afetada, enfrentando pelo menos 90 dias de queda na produção.
As consequências dessa crise não se limitam apenas ao setor avícola. O impacto econômico poderá ser sentido em toda a comunidade, afetando empregos e a renda local, o que levanta uma preocupação sobre a sustentabilidade da atividade avícola na região. As autoridades e os produtores devem buscam alternativas para diminuir os prejuízos, enquanto isso a incerteza permanece.