Grande número de idosos estão sendo enganados com empréstimos consignados indevidos em Erechim

Nesta semana a Rádio Cultura tomou conhecimento que um grande número de idosos estão sendo enganados em Erechim por algumas empresas que oferecem empréstimos consignados.

Segundo relato de uma aposentada que por muito pouco não caiu no golpe, ela teria recebido contato de uma empresa que possuía informações de empréstimos que ela havia contraído anteriormente e a atendente informava que um dinheiro havia sido creditado em sua conta a título de ressarcimento de juros cobrados indevidamente. Para tanto a aposentada deveria confirmar seus dados como CPF e número do benefício para ter o dinheiro liberado para saque. Desconfiada da situação a aposentada procurou a agência bancária onde recebe o benefício e confirmou que havia sido contratado um empréstimo em seu nome e que o valor já havia sido creditado em sua conta.

Diante da situação a equipe de jornalismo da Rádio Cultura procurou o PROCON em Erechim para saber quais as medidas podem ser adotadas para evitar situações como essa.

Segundo a Diretora do PROCON de Erechim, Andressa Battisti, cerca de 10 consumidores por dia procuram o órgão com a reclamação sobre empréstimos consignados que estão sendo feitos nas contas indevidamente.

Andressa Battisti – Diretora do Procon Erechim – Foto: Leandro Vesoloski

Quando verificar no extrato bancário que existe algum valor que está sendo descontado indevidamente podem procurar o Procon que vamos tentar resolver o problema”, explicou.

Andressa disse que o Procon faz contato com a empresa que fez o desconto indevido pedindo o ressarcimento do valor e o cancelamento do empréstimo.

De acordo com a diretora do Procon em muitos casos as empresas nem fazem contato com o aposentado e em outros ligam dizendo que a pessoa tem dinheiro para receber. “Sempre orientamos para não passar os dados por telefone, não forneçam o número do benefício, não forneçam o número do CPF, peçam ajuda a um familiar e se ficarem com duvidas liguem para o Procon”.

Bloqueio de empréstimos

Andressa Battisti informou que o aposentado ou pensionista pode solicitar o bloqueio de empréstimos consignados.

Pode ser feito pelo telefone 135 do INSS, pela internet no MEU INSS – Bloqueio de empréstimo, ou a pessoa se preferir, pode se encaminhar até a agência do INSS”.

Prazo para reverter a Situação

Segundo o Procon não há prazo para que o aposentado possa solicitar a interrupção do desconto indevido. Ao perceber os descontos que não foram solicitados o aposentado pode solicitar no banco o extrato  e ir até a agência do PROCON para que o problema seja resolvido.

Você pode gostar também
  • https://cast.youngtech.radio.br/radio/8070/radio
  • https://jornalboavista.com.br/radioculturafm/
  • Rádio Cultura Fm - 105.9 Erechim - RS