Além das atividades oficiais e do desfile tradicional de 7 de setembro, nos últimos dias era possível identificar vários erechinenses em redes sociais, convidado a população para participar de um ato em comemoração aos 200 anos de nossa independência.
Os organizadores promoveram várias reuniões com todos os interessados em participar para deliberar procedimentos e como o evento deveria transcorrer, sendo que um dos principais pontos definidos, é que não seria permitido o pronunciamento de políticos e candidatos. Eles somente poderiam fazer postagens convidando a população para participar e que durante o evento, os que se fizesse presentes, seriam citados e agradecidos pela presença.
A concentração foi marcada para as 12h, em frente ao estádio do Colosso da Lagoa onde foram organizadas máquinas agrícolas, caminhões, veículos e motociclistas para as 14h, iniciar o percurso em direção à Praça da Bandeira. A adesão foi tão grande que acabou gerando um engarrafamento gigantesco na BR 153, o último veículo chegou quase 2h após o início do deslocamento.
Uma grande equipe organizadora, que deu suporte o tempo todo, liderada por Laudir da Silva Reis e Alencar Cortez e o mestre de cerimônia, André Martinoviski, avaliam que o evento foi gigante, patriótico e ordeiro. “Importante salientar que tudo foi organizado sem custo, todo mundo ajudou emprestando caminhão, bandeiras, som, ajudando organizar o trânsito, foi um verdadeiro espetáculo de civismo e patriotismo. Tivemos uma grande adesão de pessoas patriotas que vieram em massa vestidos de verde e amarelo como pode ver pelas fotos. Era de arrepiar a energia positiva que o evento emitia, as pessoas vibravam de felicidade, eu só vi isso quando o Brasil ganhou a copa de 94 e quando o Airton Senna ficava campeão”. Falou Alencar Cortez.
A organização estima que mais de 5 mil pessoas e 2 mil veículos participaram e abrilhantaram a tarde do bicentenário em Erechim.